domingo, 5 de julho de 2015

O Cão dos Baskervilles - Biblioteca RTP

Título: O Cão dos Baskervilles - Biblioteca RTP
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Editorial Pública

Sinopse:
Os maiores escritores de sempre, ilustrados pelos melhores artistas modernos! 
Iniciativa editorial conjunta da Radiotelevisão Portuguesa e Editorial Pública no âmbito do Ano Internacional da Juventude.

Opinião:
De alguma forma este volume de 1985 conseguiu chegar às nossas mãos. Em época de escasso tempo para leituras, quando se prevê um buraquinho, tudo o que de leve e rápido vier é mão é contemplado. Foi assim que este exemplar de "O Cão dos Baskervilles" em BD teve o seu tempo de glória.
Foi também assim que tomei conhecimento da existência desta iniciativa de incentivo à leitura entre a Radiotelevisão Portuguesa e a Editorial Pública, que não se pode deixar de louvar, mesmo tantos anos decorridos. Estes exemplares são agora objeto de coleção entre os fãs mais saudosos das suas leituras e podem facilmente ser encontrados entre alfarrabistas.
Sobre o livro: não estava ainda familiarizada com a história, apesar de ser um dos mais famosos casos do famoso detetive, frequentemente reeditado em quantos formatos se possa imaginar. Este formato específico condensa a prosa de uma forma intensa, de tal maneira que se torna difícil seguir a lógica que interliga os principais acontecimentos. Esta dificuldade levou-se a ler os mesmos quadradinhos uma série de vezes até encontrar algum sentido na ligação das cenas. É percetível, mas a leitura não é fluída. Sobre as ilustrações, são adequadas a uma população jovem adulta/adulta, o que apelará a fãs deste tipo de literatura.

Uma experiência diferente. Não terá sido a minha favorita, mas acredito que se torne mais agradável quando se tem um conhecimento prévio da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário