terça-feira, 7 de julho de 2015

Lulu e o Brontossauro

Título: Lulu e o Brontossauro
Autora: Judith Viorst
Ilustradora: Lane Smith
Editora: Gailivro

Sinopse:
Era uma vez uma menina chamada Lulu, e a Lulu era uma seca. Não era uma seca para comer. Não era uma seca para vestir. Era uma seca - uma grande seca - para tudo.
Lulu era filha única e os pais davam-lhe tudo o que ela queria. E agora, adivinhem. Lulu queria TUDO. Toneladas de guloseimas.Toneladas de brinquedos. Toneladas de horas de desenhos animados. E se o pai e a mãe lhe dissessem (e raramente diziam), "Desculpa, querida, mas agora já chega", Lulu guinchava até que as lâmpadas explodissem, atirava-se para o chão e esbracejava e dava pontapés. E logo o pai e a mãe concordavam: "Está bem, só por esta vez", e lá lhe davam o que ela queria.

Opinião:
Delicioso.
Não há como esconder que tenho um carinho especial por livros infantis, principalmente quando eles são absolutamente surpreendentes.
"Lulu e o Brontossauro" veio até mim num dia em que comprava qualquer coisa, mas comprei o que de melhor poderia ter sido.
Com um texto hilariante, a autora descreve a criança mais mimada à face da terra e o seu desejo absurdo de ter um brontossauro. Perante a proibição dos pais, Lulu parte com a sua teimosia em busca do dito animal, aprendendo nesta aventura que nem sempre se tem o que se quer.
A forma como a história se desenrola é impressionante. Não havendo momentos forçados, nem lições de moral encaixotadas, o que há a aprender com Lulu surge por entre gargalhadas, sorrisos, compreensão e surpresa, de forma tão natural como qualquer boa leitura deve ser.
Sobre as ilustrações, não posso deixar de expressar o meu agrado. De forma quase monocromática conseguem dar um pouco mais de vida a um texto que só por si é já fabuloso. E claro, expressar lindamente a cara zangada de uma criança a fazer birra! Lindo!

Como sempre acontece com livros infantis pelos quais me apaixono, mal posso esperar pela oportunidade de ler este livro com uma criança genuína no colo. Aconselhadíssimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário