domingo, 12 de abril de 2015

O Complexo dos Assassinos

Título: O Complexo dos Assassinos
Autora: Lindsay Cummings
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Um thriller intenso de ação e paixão num cenário futurista onde o número de assassinatos é superior à taxa de natalidade.
Meadow Woodson, uma rapariga de 15 anos que foi treinada pelo seu pai para lutar, matar e sobreviver em qualquer situação, reside com a sua família num barco na Florida. O Estado é controlado pelo Complexo Assassino, uma organização que segue e determina a localização de cada cidadão com precisão, provocando o medo e opressão em absoluto.
Mas tudo se complica quando Meadow conhece Zephyr James, que é – embora ele não saiba – um dos assassinos programados do Complexo. Será o seu encontro uma coincidência ou parte de uma apavorante estratégia? E conseguirá Zephyr impedir que Meadow descubra a perigosa verdade sobre a sua família?


Opinião:
Leituras sobre sociedades pós-apocalípticas não são as que mais frequentemente me passam pelas mãos. Sobre os "Jogos da Fome" sei o que fui ouvindo cá em casa e o que vi no cinema, sobre sagas semelhantes sei ainda menos. No entanto, tive oportunidade de ler este "Complexo dos Assassinos" e decidi experimentar.
Para começar, percebe-se rapidamente que várias diferenças entre esta série e a série "Jogos da Fome" o que, a meu ver, é uma grande qualidade. Sobre uma sociedade desfeita impôs-se um regime opressivo que força a população a sobreviver ou morrer, sendo do conhecimento público que, em tempo de recursos muito limitados, a morte de mais cidadãos significa mais comida para os que ficam. Cresce nesta sociedade a nossa heroína - Meadow Woodson - treinada pelo pai para ser letal. Quando Meadow consegue acesso à cidade, o livro torna-se viciante! Conhecendo novas personagens, nomeadamente Zephyr James, Meadow vai percebendo que há mais para além da fachada governamental que é vendida à população e que a sua família é em muito responsável pela situação atual. 
Num ambiente de violência extrema, de tal forma frequente que se torna banal ler a cada paragrafo sobre diferentes formas de matar e magoar outra pessoa, fazendo parte do cenário geral uma quantidade considerável de cadáveres em diferentes estados de composição, espalhados pelos mais variados recantos, seguimos Meadow e Zephyr enquanto estes tentam manter-se vivos. Nem sempre é claro se o caminho que percorrem é escolhido por eles, ou se estão a ser empurrados para esse caminho por hábeis mõs manipuladoras. Não é claro para o leitor, nem para os próprios personagens, o que resulta num ambiente de desconfiança e insegurança geral, tornando a relação entre estes dois jovens ainda mais especial.

Como primeira experiência neste género, deve confessar que fiquei surpreendida - adorei! Aguardo com alguma ansiedade o lançamento de novos volumes. Não será uma obra prima, mas é verdadeiro entretenimento. Será uma delícia para qualquer fã do género e poderá ser uma experiência deliciosamente positiva para quem nunca experimentou!

Entretanto, esta foi também a primeira obra que li em formato e-book. Tenho sido muito reticente em relação a este modelo de leitura, como fã incondicional do livro escrito. No entanto, esta foi mais uma agradável surpresa - transporte fácil e leitura aparentemente mais rápida (este ponto poderá estar relacionado com a qualidade do livro). No entanto, a limitação de uma bateria é sempre de ter em conta. Ainda não estou convertida.

2 comentários:

  1. Quando vi essa capa foi impossível não ouvir uma vozinha na minha cabeça que me dizia que era puramente uma cópia de Jogos da Fome, mas... tive oportunidade de ler os primeiros capítulos e fiquei agradavelmente surpreendida. Foi um livro que entrou para a minha wishlist.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Jessie;

    Pois é, essa semelhança visual com Os Jogos da Fome não é vantajosa, o que é uma pena, pois o livro é bom!
    Acho que merece um lugar na wishlist!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar