domingo, 15 de março de 2015

Mar

Título: Mar
Autor: Afonso Cruz
Editora: Alfaguara

Sinopse:
O novo volume da Enciclopédia da História Universal, série distinguida com o Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Mais uma vez, Afonso Cruz volta a desafiar os géneros e escreve um volume de Enciclopédia que, afinal, é um romance em várias entradas: um conjunto de histórias interligadas entre si, todas elas sobre o MAR, o seu apelo, o seu fascínio. Histórias encantatórias a que não faltam personagens inesquecíveis, como a do homem que tem o céu tatuado na pele ou o músico que lança cartas de amor ao mar.
O último romance de Afonso Cruz, Para onde vão os guarda-chuvas, venceu o Prémio SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, e é finalista dos Prémios APE - Associação Portuguesa de Escritores e Fernando Namora.

Opinião:
Afonso Cruz tem sido um autor recorrente cá pelo Páginas Desfolhadas e por excelentes razões. Para além de diversas opiniões, publicámos também uma entrevista com o autor
É um enorme prazer voltar às páginas de um livro de Afonso Cruz, especialmente sendo resultado de uma carinhosa prenda de Natal! "Mar" é um capítulo da Enciclopédia da Estória Universal. Numa altura em que as Enciclopédias se encontram a desaparecer rapidamente (provavelmente os mais novos nunca viram uma Enciclopédia completa, sem uma boa camada de pó a obscurecer as lombadas), esta pode representar o futuro do conhecimento impresso em volumes. Mas aqui não há só conhecimento, há pura magia com as palavras, com as ideias. O autor tem a rara capacidade de virar as palavras do avesso, de lhes encontrar significados em novos contextos, de criar ideias a rasar o inconcebível. A sua habilidade é visível nos breves trechos de pensamentos que abundam em "Mar" mas também nas histórias dignas de uma tela. A interligação entre elas é sublime, assim como a sua conexão com o Mar, presença transversal no livro, sem afogar as vidas em terra. 
As personagens que saem da sua mente são do mais original que poderemos encontrar e a existência de cada uma delas é uma Estória por si só.

É difícil arranjar palavras para resumir o que nos fica após a leitura de "Mar", mas para os que leram, perceberão quando digo que é extremamente setenta vezes sete.

Sem comentários:

Enviar um comentário