quarta-feira, 4 de março de 2015

Estrela Errante

Título: Estrela Errante
Autor: J. M. G. Le Clézio
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Esther descobre o que pode significar ser judia em tempo de guerra: após uma adolescência serena, vai conhecer o medo, a humilhação, a fuga pelas montanhas e a morte do pai.
Terminada a guerra, Esther parte para o jovem estado de Israel. Mas a Terra Prometida não lhe vai proporcionar a paz: à chegada terá um encontro com Nejma, que deixa o seu país com as colunas de palestinianos rumo aos campos de refugiados.
Esther e Nejma, a judia e a palestiniana, nunca mais deixarão de pensar uma na outra.
Estrela Errante é a descrição de uma viagem rumo à consciência de si mesmo.
Um romance onde Le Clézio glorifica as mulheres e denuncia o absurdo da guerra.

Opinião:
"Estrela Errante" é mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, mas "Estrela Errante" é muito mais do que apenas mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial. Não entram balas neste livro, nem estratégias militares, motivações políticas ou tudo o resto que costuma preencher as páginas dos romances sobre esta Guerra.
"Estrela Errante" é um livro sobre povos, sobre judeus e palestinianos, mas acima de tudo sobre o povo humano. 
As protagonistas, Esther e Nejma, são as faces, respetivamente do povo judeu e palestiniano. São empurradas através da Terra, deixando para trás lares e procurando um lugar onde possam apenas voltar a ser crianças. São os seus olhos que nos mostram o quão negro foi este período para milhões de pessoas. Olhos inocentes, que não compreendem bem o que se passa, mas que acabam por nos mostrar uma compreensão bem mais clara e abrangente do que a dos adultos. 
Uma escrita fluida, realista, que se impregna no leitor, e deixa gravadas as palavras como hieróglifos. 

É efectivamente uma obra-prima e uma janela aberta para a restante obra de Le Clézio.

Sem comentários:

Enviar um comentário