sábado, 31 de janeiro de 2015

Toda a Mafalda

Título: Toda a Mafalda - Edição Comemorativa dos 50 Anos
Autor: Quino
Editora: Verbo

Sinopse:
Quem não conhece a Mafalda, a menina reguila que questiona os absurdos da vida e põe a nu os horrores da humanidade?
Mafalda é uma (eterna) criança de 6 anos, e é através do seu olhar que Quino nos faz chegar a sua reflexão sobre o mundo e o estranho animal que o habita: o Homem.

Assinalando os 50 anos de Mafalda, a Verbo reedita em Portugal todas as suas tiras numa nova edição cartonada que, para além de beneficiar de uma capa inédita, conta ainda com artigos de opinião e diversa informação que, guiando o leitor, o ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.

Opinião:
Segurar Toda a Mafalda nas mãos traz alguma responsabilidade. Sente-se o peso da tinta e dos ideais, sente-se que seguramos um pouco de História e sentimos os olhos inocentes de Mafalda cravados em nós, inquirindo se temos tratado bem o seu tão estimado planeta.
Só o facto de termos todas as tiras numa encadernação de qualidade, já é iniciativa de louvar, mas esta edição tem mais do que isso. Apresenta-nos a história de Quino, a sua evolução como cartonista e os desenhos que estiveram na origem da sua mais famosa criação. Temos ainda a integração de algumas tiras no contexto político que marcava a atualidade argentina da altura. Apesar de muitas tiras serem universais (tanto no tempo como na geografia), algumas são bem dirigidas, como dardos afiados, à política argentina.
E depois, entra Mafalda, a sua família e os seus amigos. Traz a sua perspicácia mordaz que abrange todos os problemas do Mundo: desde o estado do planeta, até aos mais pequenos e banais problemas quotidianos. Cada personagem "secundária" tem o seu charme próprio, desde os pais, ao irmão Gui e os amigos Manolito, Filipe, Liberdade, Susanita e Miguelito.

Parabéns Quino, parabéns Mafalda e Parabéns Verbo por uma edição exemplar.
Deixo-vos a minha preferida:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário