domingo, 30 de novembro de 2014

Perdida

Título: Perdida
Autora: Mo Hayder
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Um novo caso para o inspector Jack Caffery.
Anoitece quando o inspector Jack Caffery chega para falar com a desesperada vítima de car-jacking.
O que lhe é dito deixa-o horrorizado. O automóvel foi levado à força. E no banco traseiro havia um passageiro. Uma menina de onze anos que ainda não foi encontrada. O assaltante não demora muito a entrar em contacto com a Polícia. E Caffery tem cada vez mais a certeza de que ele está a planear roubar outro automóvel. E outra criança.
Quem é o assaltante? Como é que ele escolhe as suas vítimas? E — mais importante que tudo — conseguirá Caffery encontrar a criança? Antes que seja tarde de mais…

Opinião:
Tenho alguns livros de Mo Hayder na prateleira, mas ainda não tinha tido oportunidade de ler nenhum. Apesar de "Perdida" não ser o primeiro título com a presença de Jack Caffery, foi o que me veio parar às mãos, num impulso atraído pelas frases da capa e pelo grafismo. Quando posso, tento não contrariar estes impulsos.
O inspector Jack Caffery apresentou-se-me como um homem amargurado pelo passado, competente, não propriamente brilhante, mas inteligente o suficiente para detectar uma pista e de tal forma obstinado que não lhe larga o rastro enquanto o conseguir seguir. Apesar de ter aprendido um pouco sobre o seu passado, "Perdida" deixa ficar a vontade de conhecer mais sobre o plano de fundo do Inspector.
Mas o foco está longe do protagonista. Caffery caminha nas sombras, já que os holofotes estão apontados para o espaço vazio deixado dela desaparecimento de uma menina de onze anos. O tempo é sempre curto quando se tenta evitar que um caso de rapto se transforme num caso de violação, de homicídio ou de desaparecimentos em série.
É audível o avançar dos ponteiros e palpável o desespero crescente da família e da Polícia. Mo Hayder privilegia o lado humano de cada personagem, deixa para o segundo plano o lado analítico e investigativo.
Não existe bom livro de mistério, ou thriller, sem uma boa reviravolta. Mas "Perdida" conta com várias, em crescente surpresa e agonia a roça o pânico. 

De leitura ofegante e olhos arregalados, um excelente thriller de uma autora de méritos reconhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário