sábado, 22 de novembro de 2014

De onde vêm as Bruxas?

Título: De onde vêm as Bruxas?
Autora: Joana Lopes
Ilustrador: Luís Belo
Editora: Alêtheia Editores para Pingo Doce

Sinopse:
Esta é uma história infantil que tenta responder à questão "De onde vêm as bruxas?".
Partindo desta personagem que, muitas vezes, povoa os medos das crianças, é criado um universo mágico e divertido onde se vão encontrando respostas para várias perguntas. É no Bosque do Dragão das Mil Cabeças que se vai desconstruindo o lado mais assustador destas criaturas, abrindo espaço para uma visão cómica sobre as malvadas bruxas.
Onde nascem? Onde vivem? Onde aprendem a fazer feitiços e poções? Neste livro são encontradas todas as respostas para estas e outras perguntas.

Opinião:
Nascido de um prémio nacional, surge este "De onde vêm as Bruxas", a coroar a primeira edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
Nascendo de uma ideia original, com o nascimento das bruxas enquanto entidade, o livro perde um pouco quando passa para mais uma versão de escola de feitiçaria, lembrando o famoso HP a qualquer leitor que o tenha tido nas mãos. Com um texto de fácil acesso, será fácil à criança imaginar-se a ter uma conversa com as páginas do livro, que lhe vai respondendo a curiosidades sucessivas sobre a origem desta classe tão pouco amada dos contos de fadas. Sempre essenciais, as bruxas tornam-se uma entidade menos assustadora e mais necessária a que todas as historias que conhecemos façam sentido.
Deliciosas são as ilustrações. Estilizadas q.b., com cores parcas e suficientemente fortes para causarem impressão, acompanham de forma muito adequada a história, que contam em imagem o que as palavras deixam por dizer. Em conjunto cumprem o que se quer de um livro infantil - espevitam a imaginação.

Um livro muito curioso, que trará algumas horas de encanto às crianças que o receberem.

Sem comentários:

Enviar um comentário