quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Olimpo dos Desventurados

Título: O Olimpo dos Desventurados
Autor: Yasmina Khadra
Editora: Bizâncio

Sinopse:
O Olimpo dos Desventurados é um descampado entalado entre uma lixeira pública e o mar, onde se decompõem ao sol deuses caídos. Ach, o Zarolho, que sabe melhor do que ninguém enaltecer os mendigos; Júnior, o Pataroco; Mama, a Fantasmagórica; o Paxá e a sua corte de bebedolas, e muitas outras personagens, tão obscuras como sedutoras. É uma terra de miragens e de grande solidão em que se engolem todas as vergonhas e se calam os mais horríveis segredos.

Nesta viagem filosófica, Yasmina Khadra propõe-nos uma escala pelo universo dos miseráveis; um universo feito de ternura e de burlesco, de sonhos inverosímeis e de possessões abusivas onde surgem, por vezes, interrogações pungentes sobre a Mentira e a Culpabilidade.

Opinião:
Depois de ler "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" vasculhei as estantes em busca de mais algum livro de Khadra que tivesse ficado esquecido. Encontrei dois! E não pude esperar muito até começar "O Olimpo dos Desventurados".
A história deste livro passa-se numa lixeira, e descreve as interações entre uma comunidade de proscritos que, no entanto, se sentem livres da prisão da cidade e os plenos senhores das suas escolhas. Cada um tem a sua alcunha, cada um tem a sua função, mas a todos parece faltar um passado.
Júnior, salvo da cidade muito novo, não conhece outra realidade e idolatra cada um dos companheiros. Quando o passado surge para assombrar todos eles, a natureza humana solta o que tem de pior. 
Mais uma vez, a escrita de Khadra é sublime. Poética, fluida e, no final, profundamente escura. Parece que palavra a palavra, o escritor nos vai entrando na consciência.

Uma pequena obra-prima da escrita e um breve tratado de filosofia em que as emoções se demonstram na forma mais pura.

Sem comentários:

Enviar um comentário