segunda-feira, 21 de julho de 2014

As Aventuras de Huckleberry Finn

Título: As Aventuras de Huckleberry Finn
Autor: Mark Twain
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Este livro pode ser interpretado como uma simples história sobre as aventuras de um rapaz no Vale do Mississípi durante a segunda metade do século XIX. Mas a diversidade da experiência humana e as situações humorísticas e dilacerantes por que passa Huck fazem dele uma obra ímpar.
No meio dos mais diversos episódios a solidão faz com que Huck receie não fazer parte do mundo. Mas a solidão é-lhe necessária para sentir a liberdade ou pelo menos, usando a expressão de H. Bloom, «para não renunciar ao desejo de uma permanente imagem de liberdade».

Opinião:
"As Aventuras de Tom Sawyer" foi um dos meus livros preferidos do ano passado e Huckleberry Finn prepara-se para entrar no top deste ano.
Mesmo achando que já conhecia a história de ambos os jovens, de tantas adaptações televisivas a que assisti, os livros são realmente a única forma de imortalizar estas personagens. Se no volume prévio Mark Twain se foca mais nos assuntos da cidade, a viagem de Huck Finn leva-o muito mais longe, tanto geograficamente como na exploração dos valores vigentes na sociedade americana do século XIX.
Com um sentido de humor ímpar, Twain explora o sempre complicado assunto do racismo. Mantendo todas as críticas na cabeça de Huck, parece-me que as palavras atingem mais fundo. Quando, por exemplo, Huck diz que não sabia que os pretos podiam sofrer, percebe-se o quão intrínseco e arreigados eram os valores (ou falta deles) na sociedade.

É com toda esta mestria que Mark Twain escreveu um dos maiores clássicos da literatura mundial, usando apenas a cabeça e as palavras de crianças.
Incontornável, inesquecível e imortal.

Sem comentários:

Enviar um comentário