domingo, 5 de janeiro de 2014

Ínclita Geração

Título: Ínclita Geração
Autora: Isabel Stilwell
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Era feita de luzes e de sombras. O pintor flamengo Van Ecky havia entendido a sua essência como ninguém e pintado as linhas do seu rosto e o seu caráter, em dois quadros distintos, para mostrar ao noivo Filipe III, duque da Borgonha. Um feito de luzes, outro feito de sombras. Isabel, tal como a sua mãe, D. Filipa de Lencastre, casava tarde. E a ideia de deixar Portugal, o pai envelhecido, os cinco irmãos em constante desacordo, e Lopo, irmão de leite e melhor amigo, para partir para um país longínquo e gelado atormentava-lhe o coração. Era a terceira mulher de Filipe, já duas vezes viúvo, esperava vir a dar-lhe o herdeiro legítimo de que Borgonha tanto precisava. A sua fama de mulherengo atravessava fronteiras…

Mas Isabel sabia que nascera para cumprir um destino, ser a Estrela do Norte, que firme no céu indica o caminho. Saberia mudá-lo, torná-lo num homem diferente, acreditava Isabel. Na manga levava um trunfo que apenas partilhava com o seu irmão Henrique e com o seu fiel Lopo, na esperança de se tornar senão amada, pelo menos indispensável. Mas ao longo da sua vida, as sombras foram ganhando terreno e os acontecimentos precipitaram-se numa espiral que Isabel não conseguia travar, e de que apenas o seu filho a podia salvar. Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais lida em Portugal, regressa à escrita com a surpreendente história de Isabel de Borgonha, a única mulher da chamada Ínclita Geração. A geração perfeita, filhos de Avis, cantada por Camões, que marcou, cada um à sua maneira, a História de Portugal. Um romance empolgante que acompanha a vida desta mulher do século XV, que assumiu com inteligência e determinação o seu papel no governo de Borgonha urdindo alianças com França e Inglaterra, que procurou salvar Joana d' Arc da morte, abriu os braços aos sobrinhos fugidos de Portugal, num período de tumultos e divisões. Foi aliada das descobertas do infante D. Henrique, assistindo impotente à morte do seu querido irmão D. Fernando às mãos dos infiéis… Uma mulher que nunca esqueceu que era filha de Filipa de Lencastre e princesa de Portugal.

Opinião:
Não há como contornar o facto de que Isabel Stilwell é uma excelente escritora e uma contadora de histórias fenomenal. Sendo o segundo livro da sua autoria que leio, e tendo ficado muito bem impressionada com o primeiro (D. Amélia), iniciei a leitura deste "Ínclita Geração" com a certeza de que me traria verdadeiros momentos de prazer. Não me enganei. Retratando a história pessoal de Isabel de Borgonha e, por extensão, da sua família em Portugal e na Borgonha, Stilwell faz um trabalho excepcional na contextualização e descrição que conseguem levar o autor para a mesma sala onde  a acção decorre. Mais uma vez sorri, entristeci-me e enfureci-me com Isabel, e com ela vi muito da história do seu tempo, muito que não sabia, muito que não tinha relacionado, mas que me deixou perfeitamente fascinada. Tal como acontece em outros períodos ao longo da nossa história, percebe-se a ligação estreita existente entre a nossa casa real, e a casa real inglesa, nesta altura coincidindo com parte da famosa Guerra das Rosas, tão evocada em obras literárias, televisivas e cinematográficas.
Ligam-se pontos, conectam-se factos e a curiosidade aguça, crescendo com ela uma sede de conhecimento histórico que não sabia ter.
Isabel de Borgonha foi uma mulher absolutamente memorável, uma mulher que se perde injustamente nos nossos livros de história, entre os feitos e intrigas realizados pelos irmãos.

Não posso deixar de ler, e em breve, a história de Filipa de Lencastre, imortalizada pelas mãos da mesma autora, para além das outras obras da sua autoria, que não ficarão muito mais tempo por ler.

Mais uma vez, uma autora a ter por casa, uma obra a não perder, com a certeza de que uma sensação de satisfação invadirá o leitor a casa página passada.

2 comentários:

  1. Também ainda só li um livro desta autora, mas adorei-o! Tenho outro na prateleira para ler dela ^^

    ResponderEliminar
  2. Olá v_crazy_girl;

    E que livro leu? Qual o que tem na prateleira? Temos por cá o D. Catarina de Bragança e o D. Maria II, só à espera de uma oportunidade!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar