sábado, 23 de novembro de 2013

O Livro do Anjo

Título: O Livro do Anjo
Autor: Alfredo Colitto
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
1313. A cidade de Veneza fervilha com os preparativos para a festa da Ascensão até que a maré alta traz à porta da Basílica de São Marcos os cadáveres de três crianças cristãs que haviam sido crucificadas. Um crime tão hediondo tem de ser expiado sem demoras. Eleazar de Worms, judeu, é acusado do homicídio e acaba por morrer na prisão. Na cela onde foi encarcerado, Eleazar deixa escrita uma misteriosa frase em latim. Porque a terá escrito com o seu próprio sangue? Qual o seu significado?

Opinião:
"O Livro do Anjo" promete uma história envolvente de suspense e intriga, numa época reconhecida pela crença no misticismo. Sendo um autor reconhecido pelas suas histórias com Mondino como personagem principal, iniciei a leitura desde livro de Colitto com altas expectativas.
Infelizmente, altas expectativas nunca resultaram bem comigo, pelo menos não no que a leituras diz respeito. A leitura começou lenta. Os primeiros capítulos não conseguiram prender a minha atenção, apesar do assassinato brutal e misterioso de 3 crianças crucificadas. Sendo um livro pequeno, a descrição acaba por ser um pouco descurada, tornando a evolução da narrativa quase telegráfica. 
À medida que vai avançando, quando atingi o 1/3 final do livro, estava, finalmente, interessado, ansiando por perceber como se resolveriam as várias vertentes criadas pelo autor.
As ideias subjacentes são fantásticas. A trama é interessante e com muito potencial para ser envolvente. No entanto, no que a descrição de personagens e cenários diz respeito, senti a escrita parca e, em algumas alturas, deficiente. Terá muito a haver com as minhas preferências enquanto leitora, mas depois de terminar o livro, fiquei com a sensação de que este me poderia ter dado um prazer imenso com mais umas 100 páginas espalhadas nas alturas certas.

Um livro que pode ser empolgante e que será muito interessante para qualquer leitor que prefira uma narrativa directa ao ponto. Talvez seja uma obra que interesse os mais jovens, quando se iniciam em temáticas mais diferenciadas mas não estão ainda preparados para livros de grandes dimensões.
Um título a considerar neste Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário