sábado, 5 de outubro de 2013

Mil Dias em Veneza

Título: Mil Dias em Veneza
Autora: Marlena de Blasi
Editora: Livros d´Hoje

Sinopse:
Ele viu-a do outro lado da Piazza San Marco e apaixonou-se à distância. Um ano mais tarde, quando volta a vê-la num café em Veneza, sabe que é o destino. Ele fala mal inglês; ela, uma chef americana divorciada, só fala italiano relacionado com comida. Marlena está convencida de não estar preparada para a intimidade, de que o seu coração perdeu a capacidade de se entregar a um amor romântico. Mas, alguns meses depois do seu primeiro encontro, ela faz as malas e deixa a sua casa em Saint Louis para casar com Fernando - «o estranho», como lhe chama - e viver na cidade dolorosamente encantadora em que se conheceram.
Entusiasmada mas vagamente desorientada por esta atitude ousada, Marlena sente-se esmagada pela completa estranheza da sua nova casa, dos seus rituais e costumes. Mas há momentos deliciosos em que Veneza abre os braços a Marlena. Ela cozinha um festim americano de caviar do Mississipi, broa de milho e cebola frita para os habitantes locais… e dança o tango que aprendeu no ginásio da escola preparatória de Poughkeepsie numa trattoría iluminada por velas perto da Ponte Rialto. Entretanto, ela e Fernando, duas almas díspares, constroem uma vida extraordinária de paixão e possibilidades. Contendo as receitas incríveis da própria Marlena, Mil Dias em Veneza é a história encantadora de uma mulher que abre o seu coração - e se apaixona por um homem e por uma cidade.

Opinião:
Viagens e comida! Duas paixões que tenho cultivado nos últimos anos juntas num dos meus mais antigos amores - um livro! Que mais pode uma rapariga pedir?
Marlena de Blasi foi generosa quando escreveu este diário. Generosa o suficiente para partilhar com o mundo uma parte tão importante da sua vida, tão pessoal.
Partindo do romance pouco provável entre Marlena e um desconhecido italiano, relatando ao longo do livro a evolução que a sua relação foi tendo, o livro transforma-se rapidamente em muito, muito mais do que apenas um romance.
Marlena oferece-nos o mais fantástico guia de Veneza. Como americana, tem um olhar absolutamente virgem no que à Europa diz respeito. Com a coragem de uma guerreira, abandona o seu conformo em solo natal, para se juntar a Fernando na desconhecida Veneza. Apesar de a ter visitado várias vezes antes, Marlena percebe rapidamente que Veneza não é a mesma para quem nela mora. Descobre cada bocadinho delicioso que a cidade tem para oferecer àqueles que são audaciosos o suficiente para a provarem por algum tempo, ao mesmo tempo que percebe as dificuldades de adaptação a uma cultura tão diferente da sua como é a italiana. Adaptar-se torna-se um desafio difícil. Assim, a autora usa o que melhor sabe fazer para se integrar numa parte da vida da cidade - cozinhar! Conhece e convive com aqueles para quem a compra e venda de ingredientes é a sua vida, assim como com vários personagens que trabalham com comida para viver. É neste universo que Marlena se enquadra, mostrando ao leitor uma parte de Veneza que nos seria desconhecida para sempre de outra forma. 
Termina o livro com várias receitas para pratos que menciona ao longo do livro, deixando qualquer pessoa com um palato a salivar mesmo que tenha acabado de comer. Tenho uma série dessas receitas assinaladas para as poder experimentar em primeira mão!

Assim que terminei o livro, não poderia ficar por aqui. A jornada de Marlena e Fernando apenas começou e Veneza, passando por várias outras zonas de Itália, com uma intensidade semelhante, com toda a certeza! Não posso passar sem continuar a ler o que Marlena tem para partilhar! Infelizmente, depois de alguma pesquisa, percebi que há apenas mais um livro de de Blasi publicado em Portugal. Em 2009 a Quidnovi publicou "Aquele Verão na Sicília". Agora resta-me tentar encontrá-lo (creio que não houveram reedições). Sobre os restantes títulos (mais dois livros de Marlena di Blasi), temo que terei de os ler em inglês, o que me parte o coração...

Um livro fantástico! Entre a culinária, a viagem e o romance, qualquer leitor irá adorar partilhar com Marlena a sua experiência! Fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário