quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Herança

Título: A Herança
Autora: Katherine Webb
Editora: ASA

Sinopse:
Após a morte da avó, as irmãs Erica e Beth Calcott regressam a Storton Manor, a imponente mansão da família. Rodeada pela atmosfera mágica das férias de Verão da sua infância, Erica relembra o passado, particularmente o primo Henry, cujo desaparecimento daquela mesma casa dilacerou a família e marcou Beth terrivelmente. A jovem decide agora descobrir o que aconteceu a Henry, para que o passado possa ser enterrado e a irmã consiga finalmente encontrar alguma paz. Mas, quando começa a investigar, um segredo familiar ameaça sair da sombra: uma história que remonta à América na viragem do século XIX, protagonizada por uma bela herdeira das classes altas e uma terra selvagem e assombrosa. À medida que o passado e o presente convergem, Erica e Beth têm de enfrentar duas terríveis traições e uma dolorosa herança.

Opinião:
Uma casa antiga, uma família com segredos e uma paisagem idílica... Todos estes são elementos que deixam qualquer fã de Kate Morton com água na boca! Katherine Webb brinca com todos estes elementos, fazendo de cada um deles, um protagonista na história. Duas irmãs presas a uma tragédia da qual fizeram parte, ainda que não o percebam completamente. Um segredo que as assombra, entrelaça-se subtilmente com um outro segredo, mais antigo, que tem modelado a vida dos seus antepassados por décadas, modelando mesmo a sua própria vida.
Webb Consegue prender-nos à história com subtileza. Sendo uma trama algo complexa, entramos nela com pezinhos de lã, sendo o leitor um espectador inesperado, não convidado, que assiste a tudo no canto da sala, em silêncio, na tentativa de não perturbar. Mesmo não sentindo fazer parte da história, não conseguindo amar nenhuma das personagens o suficiente para as sentir como parte de mim, a curiosidade atiçada é um móbil forte, e a leitura continuou a bom ritmo. A vontade de querer conhecer os horrores de que aquelas pessoas foram capazes por motivos mais ou menos sólidos, é imensa, culminando nos capítulos finais, em que a revelação toma conta da história. Uma vez terminada a ânsia de saber, fica uma sensação de apatia, que acompanha as páginas finais, escritas num ritmo semelhante ao sentimento provocado.

Katherine Webb não nos menos do que promete. Como fã de Kete Morton, não fiquei desapontada com o livro. No entanto, enquanto leitora, e apesar de partilharem elementos semelhantes, são autoras muito diferentes pela forma como conduzem o leitor através de toda a trama. 

Uma forma diferente de viver um mistério familiar, de conhecer uma casa com história. Para qualquer leitor com a curiosidade à flor da pele, será uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário