quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Manual do Detective

Título: Manual do Detective
Autor: Jedediah Berry
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Um maravilhoso livro de estreia, com um enredo alucinante, em que um improvável detective, armado somente com um chapéu-de-chuva e um peculiar manual, terá de resolver vários crimes cometidos nos sonhos das pessoas.
Numa cidade nunca nomeada e sempre chuvosa, Charles Unwin é um meticuloso funcionário de uma poderosa agência de detectives. Após anos num labirinto de arquivos, é o responsável pelos ficheiros de Travis T. Sivart, o famoso detective que resolveu os casos do Homem que Roubou o Dia 12 de Novembro e das Três Mortes do Coronel Baker.
Quando Sivart desaparece misteriosamente, tal como os despertadores de toda a cidade, Charles Unwin é promovido a detective e, na companhia da sua secretária narcoléptica, terá de descobrir o paradeiro do lendário agente e salvar a cidade das garras de um mestre do crime que assombra os sonhos dos habitantes.

Opinião:
Ora aqui está um livro diferente!
O (anti-)herói tem um nome adequado à sua posição inicial - Unwin. Um funcionário de uma agência que trabalha de forma obsessiva em relatar e organizar as missões de um famoso detective, com nome palíndromo - Travis T Sivart. Unwin vê-se a mãos com uma inesperado promoção a detective. Quando tenta pôr termo a este equívoco, é arrastado para uma investigação que envolverá todos os casos passados de Sivart.
O início é tão surreal que lembra a escrita de Kafka, especialmente "O Processo". Tudo fica por explicar até bastante tarde na leitura, em que finalmente as pontas se encontram e acabamos por entender o fio da história. Todo o livro é extremamente imaginativo. Se virem os nomes dos crimes resolvidos por Sivart (como "O Homem que Roubou o 12 de Novembro") não conseguirão não ficar curiosos sobre cada um deles. Além disso, já encontraram uma secretária narcoléptica em mais alguma história?
A investigação avança para o mundo dos sonhos e vão ver que muitas vezes é impossível distinguir o plano da realidade do plano dos sonhos e acabei por eu próprio sonhar com partes da narrativa!

Um título perfeitamente original, que deixa o leitor intrigado até todas as revelações finais.

Sem comentários:

Enviar um comentário