sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Loja dos Suicídios

Título: A Loja dos Suicídios
Autor: Jean Teulé
Editora: Guerra & Paz

Sinopse:
«Morto ou reembolsado!». Eis o slogan da Maison Tuvache, uma lojinha que comercializa tudo o que há de mais fino e eficaz para a lúgubre empresa do suicídio. Há dez gerações que a Loja dos Suicídios satisfaz 100% da clientela: morrem todos e não fica nenhum para reclamar. Mas a família recebe um novo elemento, a criança que traz com ela uma terrível maldição: a alegria de viver. O pequeno Alan passa os dias a cantarolar, a consolar os clientes e, pior que tudo, a rir. Sim, Alan gargalha. Alan é um otimista. E prepara-se para sabotar o próspero negócio de família.

Opinião:
Num mundo de consumismo, tudo se compra! Porque não também o suicídio?
Foi a esta ideia que Jean Teulé deu vida, criando "A Loja dos Suicídios", gerido pelas depressivos e deprimentes Tuvaches. Nem os pais, nem os filhos foram vistos alguma vez a sorrir. Até que nasce Alan, que desde bebé representou um raio de luz na loja escura e sombria. O optimismo de Alan é uma doença para a qual os pais não encontram cura, e que lhes perturba o negócio, sabotando as ferramentas vendidas para auxiliar os suicidas.
Dado o tema dominante, podem contar com um fino humor negro a atravessar toda a história, aligeirando-se à medida que Alan transforma a loja e a sua irmã oferece "beijos da morte" que atraem filas intermináveis de homens desesperados. A graça mantém-se, num tom mais animado.
As personagens estão perfeitamente cartonizadas e as suas personalidades sombrias vão ganhando um colorido individual com o decorrer da história.
No final, lugar para uma breve lição, para deixar o leitor pensativo...

Simultaneamente negro e divertido, um livro único com um lugar muito próprio em qualquer biblioteca pessoal.


Sem comentários:

Enviar um comentário