quarta-feira, 21 de agosto de 2013

No Canto Mais Escuro

Título: No Canto mais Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
No Canto mais Escuro é um thriller psicológico soberbo, a história arrepiante de Catherine Bailey, uma jovem independente e bem-sucedida, que se deixa envolver numa relação amorosa abusiva que se vai pervertendo ao ponto de colocar a sua própria vida em risco. Num jogo psicológico extremamente artificioso e doentio, Lee Brightman, um homem lindo e carismático, vai seduzindo e dominando Catherine. Com uma estrutura narrativa inteligente, a autora dá-nos a conhecer o antes e o depois, a forma como uma relação deste tipo pode transformar uma mulher alegre e confiante numa mulher destroçada, subjugada por um medo constante. Um romance de estreia que arrebatou público e crítica e recebeu os prémios Amazon Best Book of the Year 2011 e Amazon Rising Stars 2011.

Opinião:
Antes de mais, devo dizer que quem leu este livro centrado em violência psicológica e física sobre uma mulher, pelo seu parceiro, foi "ele". Ainda assim, acho que me arrepiei o suficiente e acabei por sofrer como se estivesse nos sapatos de Catherine...
"No Canto Mais Escuro" encaixa perfeitamente na categoria de "thriller". E a dobrar! Acompanhamos duas fases da vida de Catherine, praticamente em simultâneo, alternando entre capítulos. O antes, passado na altura em que se apaixona por Lee, em que se sente uma sortuda por ser alvo da inveja das suas amigas e o depois, em que assistimos a uma transformação absoluta de uma jovem cheia de energia e a viver as loucuras que lhe são devidas, para uma mulher aterrorizada, incapaz de sair de casa sem conferir todas as divisões e verificar várias vezes se todas as janelas e portas estão bem trancadas. 
Ora, enquanto acompanhamos o passado, sabemos que as coisas vão complicar e estamos sempre ansiosamente à espera dos primeiros sinais de violência e de ciúme que culminam na destruição completa da imagem de Catherine, até perante as suas melhores amigas. Mesmo sabendo desde o início que Lee será preso, parece a certo ponto que ela está condenada a uma relação de sofrimento perpétuo.
Quando passa para o "depois", acompanhamos a batalha contra o transtorno obsessivo compulsivo que agora assombra a vida de Catherine. No entanto, ela acaba por arranjar ajuda até tudo se desmoronar quando Lee é libertado.
Em suma, momentos de tensão a cada capítulo, sem nunca sabermos quando é que a protagonista está realmente segura, ou vítima de Lee ou da sua própria cabeça. 

Mais tensão seria impossível, num livro que causará palpitações à alma mais empedernida.

Sem comentários:

Enviar um comentário