domingo, 21 de julho de 2013

Topo Sul

Título: Topo Sul
Autor: Gil Bastos
Editora: Esfera do Caos

Sinopse:
Este livro conta as histórias dos lugares por onde o autor foi passando e estas histórias mostram as culturas de povos colonizados pelos europeus, que entretanto se misturaram com os próprios europeus e integraram outras culturas, e mostram como a mistura de raças fez nascer países tão diversificados e diferentes da realidade a que na Europa estamos habituados. Ao longo dos milhares de quilómetros percorridos pela América do Sul, o autor confrontou-se, afinal, com um enorme cocktail de culturas e foi por ele influenciado.

Opinião:
Mantém-se o meu fascínio pela América do Sul e cresce, a cada pedacinho de informação conseguida, a vontade de fazer, eu mesma, uma viagem desta monta. Gil Bastos foi afortunado o suficiente para poder despender de vários meses nesta jornada. Escrito num tom bastante íntimo, reflectivo e, por vezes, um pouco dispersivo, este não será o melhor "guia" para uma viagem, mas é uma forma diferente de acompanhar, para além da viagem física, a viagem intelectual.
Viajamos com Gil pela Venezuela, Brasil, Chile, Argentina... Descemos e subimos terras marcantes, famosas pelo seu efeito na alma do viajante, e assistimos a esse efeito com cada página lida. A descrição de viagens e paisagens é feita quase de forma indirecta. Percebemos usos e costumes sem que estes nos sejam propriamente relatados. Vamos avançando, agoniando com a agonia do escritor, mas viajando... E que bem que isso sabe!

Poderá ser um livro um pouco pesados para tardes calmas e tranquilas de Verão, mas soube-me a pouco, nesta minha busca pela viagem com que sonho há algum tempo.

2 comentários: