segunda-feira, 8 de julho de 2013

A Morte Melancólica do Rapaz-Ostra & Outras Estórias

Título: A Morte Melancólica do Rapaz-Ostra & Outras Estórias
Autor: Tim Burton
Editora: Antígona

Sinopse:
Depois do sucesso no cinema, o realizador Tim Burton apresenta-nos A Morte Melancólica do Rapaz Ostra, que reúne 23 histórias para miúdos e graúdos, em que as personagens são heróis especiais, sem super- -poderes, meros sobreviventes num mundo sem amor. Construídas com um humor sinistro, estas histórias são profusamente ilustradas por belíssimas gravuras que retratam de forma exemplar.

Opinião:
Os meus encontros inesperados com leituras de ocasião continuam. Passeando por Lisboa, na expectativa de mais uma visita à Feira do Livro, paramos numa FNAC, pelo apelo de ver coisas novas, mais do que pela vontade ou necessidade de comprar. Como sempre, muito tempo se passa em frente aos livros e, sem quase perceber, acabei com este "A Morte Melancólica do Rapaz-Ostra & Outras Estórias" na mão, tendo lido metade do livro enquanto o diabo esfrega um olho!
O talento de Tim Burton é já lendário. Poucos são os que tão bem definem as linhas com que se cosem, sendo Burton um dos poucos que o faz com talentosa convicção. Este livro é mais um grito para o mundo. Ilustrações mórbidas, acompanham histórias macabras, com a dose de infantilidade necessária para realçar tudo isso. Focando características absurdamente horríveis que distinguem estas crianças, marcando-as com a marginalidade, Burton cria cenários de simples horror, que podem ser interpretadas à luz de horrores reais que tantas crianças de carne e osso sofrem.

Foi uma leitura breve, mas dura. As imagens coloridas de crianças disformes ficaram gravadas na minha memória, assim como uma ou outra passagem que me arrepia ainda, quando as recordo. Um pequeno livro, capaz de deixar uma grande marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário