domingo, 7 de julho de 2013

A Estátua e a Pedra

Título: A Estátua e a Pedra
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
Um texto em que, de forma clara e fluida, José Saramago traça um percurso simples, sem artifícios e bem-humorado, pelos seus diferentes livros para acabar concluindo que até a O Evangelho segundo Jesus Cristo havia estado descrevendo a estátua e que a partir desse livro, que é fronteira, a sua tentativa foi a de descrever a pedra de que é feita a estátua, fase que se inicia com Ensaio sobre a Cegueira. Tudo isto fica explicado de uma forma clara e o leitor adquire uma nova dimensão sobre os livros de José Saramago que já conhece e um desejo de se aproximar dos que ainda estão por conhecer, revisitados pelo Autor neste texto.

A Estátua e a Pedra apresenta prefácios de Luciana Stegagno Picchio e Giancarlo Depretis e de um epílogo de Fernando Gómez Aguilera e é publicado em edição bilingue. 

Opinião:
Este livro nasceu de uma conferência que Saramago deu na Universidade de Turim, em 1998, no Colóquio Diálogos sobre a Cultura Portuguesa. Na prática é uma descrição simples do percurso literário de José Saramago, contado pelo próprio. A inspiração, as ideias, os contratempos. Tudo contado numa forma calma e bem-disposta. É uma excelente forma de recordar os títulos lidos há muito e de conhecer a obra que ainda falta ler.
A metáfora que dá nome ao livro é brilhante. E faz todo o sentido. A estátua só existe na superfície da pedra, daí que livros como "Memorial do Convento" e "O Evangelho segundo Jesus Cristo", mais históricos, falam da superfície da humanidade. Depois entra na profundidade do Homem, com "Ensaio sobre a Cegueira" e "O Homem Duplicado", por exemplo, onde a narrativa se passa maioritariamente nas consciências dos protagonistas e menos nas suas acções.

Para perceber melhor a obra de Saramago ou apenas para uma hora bem passada, recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário