sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Melodia do Adeus

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Com apenas dezassete anos, Verónica Miller - ou «Ronnie», como é carinhosamente chamada - vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as suas tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.

Opinião:
Nicholas Sparks no seu melhor.
Depois de ter lido "Dei-te o Melhor de Mim","A Melodia do Adeus" foi ficando na prateleira propositadamente. A escrita de Sparks consegue ser de tal forma poderosa, que durante muito tempo não me senti capaz de voltar a entrar numa história tão emotiva e, muitas vezes, trágica, como as que este autor já me habituou.
Por um qualquer motivo que não sei identificar, foi este o livro que me saltou para a mão quando precisei de uma nova leitura. Suspirei fundo, sorri, e comecei a jornada que antecipei intensa. E foi, mas de uma forma diferente...
Em "A Melodia do Adeus", o autor recupera a temática do primeiro amor, como são muitos dos amores que descreve, mas mantendo a acção quando este está de facto a acontecer. Acompanhamos dois adolescentes, como tantos outros, como todos fomos, e a descoberta um do outro. Beleza encontrada em mãos que se dão, beijos roubados no meio de desafios, zangas e zaragatas por pura afirmação pessoal, desentendimentos por falta de comunicação, e a inocência de acreditar no amor enquanto entidade suprema. "Amo-te", e estas palavras bastam...
Não vou estragar a leitura de ninguém com spoilers mais ou menos explícitos, mas não posso deixar de dizer que, ao contrário do último livro do autor, este foi um companheiro mais prolongado. Soube bem ter a história de Will e Ronnie como companhia, e não senti vontade de apressar mais umas páginas. Deliciei-me a ler cada uma delas, a reconhecer atitudes e situações que são lugares comuns na vida de qualquer pessoa. Foi como comer uma sobremesa sem fome - delicioso e saboreado.

Fica a faltar ver o filme que surgiu quase em simultâneo com o livro, estrelando a jovem Miley Cyrus. Também o filme decidi adiar. Não quero abalar o gostinho bom que a leitura me deixou!

2 comentários:

  1. Este também foi um daqueles livros que adorei ler. No meio de tanto livro de Nicholas Sparks com a mesma fórmula, este foi uma lufada de ar fresco, na medida em que foi bem diferente, mas até melhor. Adorei, mesmo :)
    Quanto ao filme, é lindo, já que é baseado no livro, mas acho que não tem tanto impacto... Espero não estragar o prazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Neptuno_avista:

    Nenhum filme tem o mesmo, delicioso impacto que o livro correspondente tem. Deixei passar algum tempo depois de o ler, mas entretanto ganharei coragem suficiente para ver o filme. Vê-lo muito próximo seria um desapontamento.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar