domingo, 28 de abril de 2013

As Pequenas Memórias

Título: As Pequenas Memórias
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou".

Opinião:
É um prazer voltar a estes livros de capa amarela, o nome do autor em grande, o título mais pequeno, ilustrando a omnipresença do narrador por todas as obras. Em "As Pequenas Memórias" esse ascendente é ainda maior, já que se tratam de memórias do próprio autor, mantidos através dos anos na sua mente, imortalizadas em papel agora.
É um livro mais desprendido, mantendo o estilo habitual, mas com menos atenção à estética de linguagem do que ao sentimento. Ou sentimentos. Há muitos que se espraiam pelas páginas, mais os que se juntam do próprio leitor, evocando a sua infância. Apesar de a minha estar separada da de Saramago por algumas décadas, consigo encontrar coincidências capazes de comoção, sorrisos e nostalgia. 

Uma leitura agradável, informativa sobre o autor e nostálgica para o leitor, que cabe bem numa cesta para um qualquer piquenique.

Sem comentários:

Enviar um comentário