terça-feira, 30 de abril de 2013

A Espada Ajuramentada

Título: A Espada Ajuramentada
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Dois anos após provar o seu valor no torneio de Vaufreixo e determinado em tornar-se um grande cavaleiro, Sor Dunk faz-se à estrada junto com o seu companheiro Egg e chegam ao feudo de Sor Eustace, um cavaleiro idoso cuja glória sobrevive apenas na memória de feitos há muito realizados.
Perante um feudo assolado pela seca, Dunk e Egg envolvem-se numa disputa de território entre Sor Eustace e a Senhora Rohanne, mais conhecida como a Viúva Vermelha tal é o rasto que deixa de maridos e irmãos falecidos. Dunk vê a sua lealdade perigosamente testada ao deixar-se seduzir pela beleza de Rohanne, mas para evitar o derrame de sangue e a morte, tudo deverá fazer para alcançar a paz entre ambos os lados que parecem estar condenados à guerra…

Opinião:
Ler George R.R. Matin é quase um ritual. Pegar num novo volume d'A Guerra dos Tronos é como mergulhar numa dimensão alternativa, onde reencontro velho amigos, que acompanho em aventuras, desventuras, paixões e tristezas. Não será o único autor que tem este poder sobre mim, mas será um dos que o consegue com maior clareza, trazendo-me uma enorme satisfação.
Travar conhecimento com o mesmo autor, em tramas passadas nessa mesma dimensão, sob a forma de banda desenhada, teve um gosto a desconhecido. Banda desenhada não é um formato a que eu esteja habituada. E, à semelhança do que sinto quando vejo a série baseada no trabalho deste mesmo autor, soube a pouco. O suporte visual parece limitar o potencial que encontrei em Martin, o que se torna ainda mais marcante com os escassos diálogos necessários ao formato BD.
No entanto, não posso deixar de admirar a riqueza incessante que a que o autor nos expõem, num mundo tão rico como o de Westeros, com personagens sempre ricas e sempre deliciosas. Uma realidade incontestável em qualquer formato.

Para os fãs de banda desenhada, não tenho qualquer dúvida de que esta obra será uma pérola que não poderão deixar de adquirir!

Sem comentários:

Enviar um comentário