domingo, 10 de março de 2013

Senhor Nervoso

Título: Senhor Nervoso
Autor: Roger Hargreaves
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
O Sr. Nervoso assustava-se por tudo e por nada. Vivia por isso numa casa escondida no meio de um bosque, muito longe de tudo e todos. Mesmo assim, qualquer pequeno ruído o punha quase em estado de choque... Um dia tropeçou num vagabundo que dormia no meio das ervas do bosque...

Opinião:
A série televisiva inspirada na coleção criada por  Roger Hargreaves fez parte da minha infância e adolescência, enquanto os manos mais novos se apoderavam da televisão. Com uma simplicidade desarmante, surgem personagens caricaturadas que nos espelham qualidades e defeitos, alguns de difícil manejo... Belas recordações, é o que guardo da série.
Por puro acaso, no inicio do que se tornou uma série de idas aos CTT locais, peguei num dos livros desta série enquanto esperava pela minha vez (um bem haja a quem se lembrou de vender livros nos CTT, que bem ajudam a passar o tempo). O Senhor Nervoso foi o eleito. Em poucas páginas, o autor leva o Senhor Nervoso ao extremo do nervosismo, arrancando-me sorrisos em catadupa a cada nova e ridícula situação. Em poucas páginas, quando o personagem quase morre de enfarte, surge um momento de viragem que lhe ilumina a alma e desperta o auto-controle.
E mais não digo, salvo que menos nervosismo até lhe fez bem à pele, uma vez que ficou mais lisa!

E foi assim que chegou a minha vez, pouco depois de ter terminado o livro. Novas deliciosas memórias ficaram guardadas, assim como a vontade de ter a coleção inteira cá por casa! Para miúdos, e mesmo para graúdos, nada como a ridicularização e boa disposição para fazer os dramas desaparecerem. Que o diga o Senhor Feliz!

2 comentários:

  1. Olá! Lembro-me bem dessa série. Fartava-me de rir com ela xD
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Neptuno_avista;

    Muitas e boas gargalhadas, é verdade! Estes livros são a prova de que simplicidade e genialidade associadas produzem obras de arte!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar