sábado, 16 de março de 2013

Anna Karenina

Título: Anna Karenina
Autor: Leão Tolstoi
Editora: Europa-América

Sinopse:
Por entre o frio de Moscovo e as neblinas geladas de São Petersburgo, uma história de amor imortal que nasce com um simples olhar. Uma paixão trágica que tudo abandona para se dedicar ao amor de um único homem. Uma heroína tão intensa e comovedora como Madame Bovary e a Dama das Camélias, que eternizou o nome de Leão Tolstoi colocando-o na galeria dos grandes génios da literatura universal.
«Já se disse que a obra de Shakespeare, a de Balzac e a de Tolstoi são os três maiores monumentos erguidos pela Humanidade à própria Humanidade. Estou cada vez mais convencido de que isso é verdade!» André Maurois
Agora numa edição actualizada, anotada e corrigida a partir do original russo, por Maria Ivanovna Miklaia.

Opinião:
Os clássicos. Livros que resistiram ao teste do tempo e que, geração após geração, continuam a ser apontados como obras que qualquer leitor que se preze desse título deverá um dia ler. Para ser sincera, dedico a esses pesos pesados da prateleira muito menos tempo do que seria de esperar. Entre dias compridos e trabalho acumulado, escolher para leitura qualquer coisa de breve e simples acaba por ser muitas vezes a opção. No entanto, com o inicio do ano, e o lançamento do filme, decidi que seria positivo atirar-me com muita fé às mais de 850 páginas que contam a história da mulher que mais tem sido retratada enquanto elemento romântico - Anna Karenina.

Foi uma leitura difícil. Habituada como estou a romances sem muito cenário, ler Anna Karenina provou ser uma tarefa desafiante. Rapidamente deixei de parte a sofreguidão inicial, dando lugar a uma leitura pausada e regular, que terminou apenas ao fim de 6 semanas. Já não estou habituada a isto...

Depois de terminado o livro, com alguns dias para reflexão, consigo ter noção da magnitude que a obra realmente representa. Tolstoi pinta vívidas cenas que me acompanharão para toda a vida. Tendo a capacidade de fazer brilhar um grande número de personagens, caracterizando com minúcia quer a sua personalidade, como o ambiente que as rodeia, quase nos parece conhecermos pessoalmente a cunhada de Anna, ou a inocente Kity. Mas a obra é muitíssimo mais do que um romance com personagens bem conseguidas. É uma obra de filosofia, sociologia e até de política. Uma obra completa, sendo essa a característica que lhe terá dado um lugar na eternidade literária.

Não será uma leitura fácil, mas acredito que a perseverança trará, a quem o ler, uma riqueza única.

Sem comentários:

Enviar um comentário