segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Miramar

Título: Miramar
Autor: Naguib Mahfouz
Editora: Civilização

Sinopse:
Um romance coeso e de grande carga emocional sobre vidas que se cruzam, Miramar desenrola-se na Alexandria do início dos anos 60. Seis personagens, todas agora exiladas por força das circunstâncias, tornam-se residentes da elegante e decadente Pensão Miramar. A figura central é Zohra, a bela camponesa cuja relação com as outras cinco personagens simboliza a essência da realidade política e social da época.

Opinião:
"O Beco dos Milagres", deste mesmo autor, foi uma das mais agradáveis surpresas literárias desde que me conheço como leitor. Assim, quando vi editado mais um livro de Naguib Mahfouz, entrou imediatamente para a lista das leituras para breve. 
Mais uma vez, o autor precisa de pouco para a sua história. Em vez de um beco, temos uma pensão, com a sua dona, criada e residentes. Basta isto para mais uma narrativa rica em problemas das interacções das diversas naturezas humanas, dos lados bons, dos maus, das invejas e solidariedade, das lágrimas e amizades. Tudo só numa pensão, e mesmo até numa só personagem. 
A história é contada à vez, através do olhar de cada uma das personagens. Alteram-se os ritmos e sentimos a raiva de um, a serenidade de outro, o modestamente humano de todos.

Como uma receita que precisa apenas de dois ou três ingredientes para saciar, Miramar saciar-vos-á a cabeça de interrogações.

Sem comentários:

Enviar um comentário