domingo, 20 de janeiro de 2013

O Último Bailarino de Mao

Título: O Último Bailarino de Mao
Autor: Li Cunxin
Editora: Livros D'hoje

Sinopse:
«Esta é a minha história. Nela incluo as recordações dos anos que passei na China de Mao. É a história da minha família. É a viagem que efectuei, desde as primeiras lembranças, passando pela descoberta da dança, até ficar a viver no Ocidente. A História pode apresentar registos diferentes, os outros também, no entanto, as histórias aqui contadas são tão verdadeiras para mim agora como sempre o foram. São reminiscências que encerram os tesouros que guardo no coração.»

Assim escreveu Li Cunxin na primeira edição das memórias que são agora um grande sucesso de livraria. Tal como a viagem da extrema pobreza até ao estrelato internacional é um sonho tornado realidade, também a narrativa da história da própria vida o levou a lugares nunca antes imaginados. Desde o lançamento em 2003, O Último Bailarino de Mao vendeu mais de 400 000 exemplares e surge regularmente nas listas dos mais vendidos. Agora, decorridos cerca de sete anos desde a primeira edição, a inspiradora história de coragem e determinação de Li foi adaptada ao cinema. Nesta edição, Li apresenta-nos três novos capítulos intensos ao partilhar connosco as experiências da realização do filme, os sentimentos em relação à China tão profundamente mudada e as actuais vivências das famílias em Melbourne e Qingdao..

Opinião:
Acredito que seja necessária alguma coragem para pegar neste livro. A vida na China não está entre os cenários mais idílicos para um romance e é longe da área de conforto da maior parte dos leitores. Ainda mais tratando-se de uma autobiografia com um número de páginas considerável. Concordo que não seja uma primeira escolha por excelência, mas vou tentar convencer-vos do contrário.
Li Cunxin vive uma infância de uma pobreza extrema. Pai trabalhador no campo, mãe doméstica e mais seis irmãos. Nove bocas para alimentar com inhames secos. Mas, dá graças a Mao, já que se não fosse pelos seus actos deveriam estar muito pior. Ou, pelo menos, é a propaganda que lhes incutem.
Ser escolhido para ir para Pequim, deu a volta à sua vida, e dá-nos oportunidade de ver uma China diferente. Ainda pobre, ainda manipulada, mas diferente.
A luta que este aluno mediano ou fraco trava para singrar na vida, todo o esforço que dedica a dança, como subir escadas de madrugada com sacos de areia atados à perna, é uma inesquecível lição de perseverança, aplicável a vidas infinitas.
E depois, o olhar sobre a América de um rapaz submerso em comunismo, que esperava encontrar o país mais miserável do Mundo e acaba por ver notas a saírem de máquinas na parede. É lá que encontramos o romance. Tão intenso e complicada que poderia ter culminado numa pequena guerra sino-americana!

Aqui fica, então, um resumo de tudo o que cabe nestas páginas: história, política, dinheiro, esforço, paixão, amor, dança. Uma das vidas que todos deveríamos conhecer.

(E há sempre o filme...)

Sem comentários:

Enviar um comentário