domingo, 30 de dezembro de 2012

Senhor Monstro

Título: Senhor Monstro
Autor: Dan Wells
Editora: Contraponto

Sinopse:
Em Não Sou Um Serial Killer, ficámos a conhecer John Wayne Cleaver, um rapaz bem-comportado, tímido, reservado (e obcecado com a morte, mais especificamente com homicídios), que salvou a sua cidade de um assassino ainda mais aterrador que os serial killers que estuda obsessivamente.

No entanto, como rapidamente descobre, até os demónios têm amigos, e o desaparecimento daquele que John matou atraiu outro monstro ao condado de Clayton. As suas vítimas vão aparecendo na casa mortuária onde John trabalha, e ele tenta resolver o mistério, uma vez mais. Desta vez, contudo, há uma diferença: John já provou o sabor da morte, e a parte mais escura da sua personalidade pode descontrolar-se, com consequências imprevisíveis mas muito perigosas.

Ninguém em Clayton estará seguro se John não conseguir derrotar estes dois adversários tremendos: o demónio desconhecido que tem de caçar, e o seu próprio demónio interior - a criatura sedenta de sangue a que ele chama «Senhor Monstro»…

Opinião:
"Senhor Monstro" apresenta-se como a sequela de "Não Sou um Serial Killer", um livro que me deu que pensar por uns bons dias depois de o ler (e esses são os melhores!). Neste novo volume, Dan Wells aclara o seu objetivo. John cede a alguns impulsos enquanto tenta proteger, a si e aos que o rodeiam, da parte mais negra do seu ser, um conjunto de vontades que ele apelida de "senhor Monstro". Vivendo num equilíbrio insano entre socializar sem se mostrar ameaçador ou ceder a impulsos de agressividade adolescente apimentada com fantasias demasiado violentas, a personagem destes romances torna-se muitíssimo mais interessante neste novo volume. Wells tem o cuidado de fazer brilhar a inteligência de John, sem esquecer  que este não será mais do que um miúdo, mais assustado do que qualquer um que ele ameace. A vertente fantástica mantém-se, mas desta vez já a esperava. Talvez por isso não me tenha parecido tão dissonante como no último volume. E foi através dessa vertente fantástica que o autor construiu a ponte para a sanidade mental da personagem principal que acaba o livro percebendo, finalmente, qual o seu lugar no mundo.

Um livro fantástico, cheio de desafios emocionais, que tenta o leitor a emoções díspares em relação a John. Seja qual for a emoção despertada, indiferença nunca será uma opção. Uma leitura bem diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário