domingo, 16 de dezembro de 2012

O Anjo das Trevas

Título: O Anjo das Trevas
Autora: Anne Rice
Editora: Europa-América

Sinopse:
«Sonhei com anjos. Vi-os e ouvi-os numa enorme e interminável noite galáctica. Vi as luzes que simbolizavam estes anjos, voando aqui e ali, em laivos de um brilho irresistível […] Senti amor em redor de mim neste vasto e contínuo domínio de som e luz […] E algo semelhante a tristeza apoderou-se de mim e confundiu toda a minha essência com as vozes que cantavam, porque as vozes cantavam sobre mim.»

Assim começa o novo romance assombroso de Anne Rice, um thriller sobre anjos e assassinos, que nos conduz novamente aos mundos obscuros e perigosos de tempos passados. Anne Rice leva-nos para outros domínios, desta vez para o mundo de Roma no século XV, uma cidade de cúpulas e jardins suspensos, torres altas e cruzes por debaixo de nuvens sempre em mudança; colinas familiares e pinheiros altos… de Miguel Ângelo e Rafael, da Sagrada Inquisição e de Leão X, segundo filho de um Medici, dissertando sobre o trono papal… E nesta época, neste século, Toby O’Dare, antigo assassino por ordem do governo, é convocado pelo anjo Malquias para resolver um terrível crime de envenenamento e para procurar a verdade sobre a aparição de um espírito irrequieto — um diabólico dybbuk. O’Dare em breve se vê envolvido no seio de conspirações negras e contra-conspirações, rodeadas por uma ameaça sombria e ainda mais perigosa, porque o véu do terror eclesiástico a cobre.
Enquanto embarca numa viagem de expiação, O’Dare é ligado ao seu próprio passado, com assuntos claros e obscuros, ferozes e ternos, com a promessa de salvação, e com uma visão mais profunda e rica do amor.

Opinião:
Depois da leitura de "O Tempo do Anjo" dediquei-me à leitura de vários volumes do lado vampírico da obra de Anne Rice. Tinha alguma relutância em voltar às personagens angelicais, menos passíveis de serem moldados pelas "artes negras" da autora. 
Mas em poucas páginas apercebi-me que os anjos também têm muito por onde ser explorados e também podem participar em momentos de fazer arrepiar.
A época escolhida é perfeita: lutas religiosas, enxertadas em mal-estar social e crescimento científico e cultural. A altura ideal para um homem vindo de futuro fazer o trabalho dos anjos.
Como é apanágio da autora, cada personagem é exposta por dentro e por fora com todos os detalhes e o breve enredo não desilude. 
O único problema é mesmo ser breve. Com pouco mais de uma centena de páginas, trata-se mais de um conto do que de um romance digno de Anne Rice.

Ainda assim, depois de ler "A Entrevista com um Vampiro" e subsequentes, percebo porque é que esta saga passou para segundo plano.

1 comentário:

  1. Olá!
    Deixei-te um selo no meu blog...
    http://ruthy-viajante.blogspot.co.uk/#!/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Boas leituras!

    ResponderEliminar