domingo, 9 de dezembro de 2012

Labirinto de Mágoas

Título: Labirinto de Mágoas
Autor: Daniel Sampaio
Editora: Caminho

Sinopse:
Numa época como a nossa, em que cerca de metade dos casamentos terminam em divórcio, o problema torna-se sério e não deixa ninguém indiferente.

Pode dizer-se que todos nós, direta ou indiretamente, somos atingidos pelo fenómeno e pelas suas consequências, e que todos nós, ainda que em diferente medida, temos que o enfrentar. Que fazer então? Neste livro que agora entrega ao público - Labirinto de Mágoas. As crises do casamento e como enfrentá-las - Daniel Sampaio conduz-nos numa reflexão tão profunda quanto ampla sobre todos os aspetos da questão: como se manifestam, e quais são, os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detetar esses sintomas e como adotar perante eles uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio (se for esse o caso) com o menor número de danos. No final de cada tema existe a rubrica.

O livro conta ainda com um capítulo dedicado aos conflitos próprios da conjugalidade gay e lésbica.

Opinião:
A relação de proximidade que se estabelece entre duas pessoas que se amam é das mais complexas que existe, contando com tantas variáveis que é virtualmente impossível defini-las todas. Qualquer pessoa que esteja ou que tenha estado numa relação deste género saberá que assim é. Esta realidade, para além de alguma curiosidade, levaram-me à leitura deste "Labirinto de Mágoas". De forma bastante agradável, descobri um livro muito mais técnico do que estava à espera, o que tornou a leitura muito sistematizada e, em algumas alturas, maçuda. Li com calma, pausadamente, fazendo mesmo pausas para outras leituras pelo meio, uma vez que muito do que está escrito exige alguma reflexão, sendo por vezes emocionalmente pesado.
O reconhecimento de alguns dos padrões destrutivos descritos, poderá ser realmente benéfico numa relação, assim haja vontade de o fazer. E desta forma, este livro poderá ter um valor inestimável. De uma forma mais lata, qualquer pessoa que tenha algum interessa na área encontrará motivos de satisfação com esta leitura. O Professor Daniel Sampaio explica como quem conversa, sem atropelos ou exageros, guiando o leitor pelo drama que se cria em torno de algo resolúvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário