terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Vento dos Outros

Título: O Vento dos Outros
Autora: Raquel Ochoa
Editora: Marcador

Sinopse:
«O Vento dos Outros» é um relato apaixonante de uma viagem à América do Sul. Uma viagem exterior e interior na escrita de Raquel Ochôa, autora vencedora do Prémio Agustina Bessa-Luís. Os seus livros anteriores foram muito bem recebidos pela crítica e atingiram os top's nacionais de vendas.

Opinião:
Viajar é uma paixão comum cá em casa. Todos os anos se traçam destinos para o ano seguinte e se adiam destinos mais arrojados para melhores anos, acrescentando-se, de cada vez, novos lugares, novas aventuras, a realizar nessas viagens tão ansiadas. A América do Sul é um sonho já com raízes sólidas. O tempo e o orçamento necessários para fazermos a viagem que queremos tem justificado o adiar já familiar. Um dia vamos, eu sei que vamos...
Entretanto, consolam-me livros como este, viajar às costas de outrem, visitando por entre memórias alheias, vendo com olhos que não os meus.
Será já o terceiro livro em que leio descrições destas terras quase místicas de tão diferentes. Raquel Ochoa escreveu e descreveu as suas vivências numa viagem de 6 meses por aquele continente, que me deixou roída de inveja. Costa Rica, Perú, Chile e Argentina... E a muitos mais iria, assim tivesse 6 meses à minha disposição! A descrição a que Ochoa se entrega salta facilmente do plano material para uma dimensão intelectual/espiritual, chegando ao pasmo puro em algumas alturas, o que demonstra o que esta viagem representou para ela. No entanto, este tipo de descrição saltada, pouco linear e, por vezes, muito densa, torna difícil acompanhar a viajante. Várias vezes me perdi no espaço durante a narrativa. Talvez seja esse mesmo o objectivo, tornando este livro muito mais do que uma mera descrição. No entanto, pessoalmente, essas dificuldades não me agradaram.

Terminado o livro, a inveja mantém-se. A vontade cresceu e os ouvidos dele já estão vermelhos de tanto me ouvir falar sobre o mesmo assunto. Um dia eu vou!

Sem comentários:

Enviar um comentário