segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Maria Aluada

Título: Maria Aluada
Autora: Marta Abrantes Pereira
Ilustrações: Elsa Fernandes
Editora: Educação Nacional

Sinopse:
Sentada na sala de aula, Maria Aluada observa tudo o que se passa à sua volta. Daquele lugar faz muitas viagens e quase sempre é obrigada a regressar antes de as terminar. Por vezes, a aterragem é forçada e Maria demora a recuperar. Mas arranja sempre forma de lá voltar.

Opinião:

Maria Aluada é o tipo de livro que me atrai as mãos e prende a atenção, ainda antes de lhe tocar. Cores fortes e desenhos imaginativos atraem os olhos antes de o cérebro conseguir processar uma palavra que seja.
Maria Aluada vive nas nuvens. Perde-se entre elas exercendo o direito a ser criança que muitos de nós parecemos esquecer. Todo o livro gira à volta deste conceito e da tentativa que Maria faz de resgatar a criança que há dentro de alguns adultos que a rodeiam e que está em risco de extinção. Como voar entre as nuvens de sonhos pode ser libertador! É o que este livro tenta relembrar.
O texto pode tornar-se um pouco metafísico demais para idades mais jovens, mas nada que não se resolva com um adulto que tenha paciência e disponibilidade para trocar esses conceitos por miúdos. As ilustrações, essas, são divinais. Não necessariamente pelo traço desenhado, mas pela imaginação na conjugação de texturas que emolduram e integram a própria ilustração. Quase esperamos sentir o padrão de um tecido intrincado quando pelas páginas passamos a mão.

Um livro engraçado, diferente na originalidade das ilustrações, e que chamará a tenção de muita pequenada!

Sem comentários:

Enviar um comentário