segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Todos os Nomes

Título: Todos os Nomes
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
O protagonista é um homem de meia-idade, funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil. Este funcionário cultiva a pequena mania de coleccionar notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. Um dia reconhece a falta, nas suas colecções, de informações exactas sobre o nascimento (data, naturalidade, nome dos pais, etc.) dessas pessoas. Dedica-se portanto a copiar os respectivos dados das fichas que se encontram no arquivo. Casualmente, a ficha de uma pessoa comum (uma mulher) mistura- se com outras que estás copiando. O súbito contraste entre o que é conhecido e o que é desconhecido faz surgir nele a necessidade de conhecer a vida dessa mulher. Começa assim uma busca, a procura do outro.
Opinião:  
De vez em quando, preciso de voltar à escrita de Saramago. Uma escrita que me preenche os pensamentos com interrogações sobre os mais significantes pormenores ou sobre as mais inocentes palavras. Interrogações que são imediatamente seguidas por respostas, entre vírgulas, e substituídas por novos pensamentos.
Desta feita, acompanhamos a vida do senhor José, única personagem com nome neste "Todos os Nomes". Um senhor normal, calmo, um mar liso à superfície, mas cheio de remoinhos nos seus pensamentos, assim como qualquer homem normal. Esta normalidade é perturbada pelo acto peculiar de coleccionar notícias sobre gente famosa da cidade e acaba por chegar à insanidade quando decide procurar uma mulher, desconhecida, que só tem no Registo da Conservatória, o verbete do nascimento e do divórcio. Será esta busca incompreensível que vamos seguir, com perplexidade e, no final, compreensão.

Dentro da qualidade habitual, cá está Saramago a transformar o mundano em extraordinário.

Sem comentários:

Enviar um comentário