quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Rei do Inverno

Título: O Rei do Inverno
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Uther, Rei Supremo da Bretanha, morreu, deixando o seu filho Mordred como único herdeiro. Artur, o seu tio, um leal e dotado senhor de guerra, governa como regente numa nação que mergulhou no caos - ameaças surgem dentro das fronteiras dos reinos britânicos, enquanto exércitos saxões preparam-se para invadir o território.
Na luta para unificar a ilha e deter o inimigo que avança contra os seus portões, Artur envolve-se com a bela Guinevere num romance destinado a fracassar. Poderá a magia do velho mundo de Merlim ser suficiente para virar a maré da guerra a seu favor?
O primeiro livro da Triologia dos Senhores da Guerra de Bernard Cornwell lança uma nova luz sobre a lenda arturiana, combinando mito com rigor histórico e as proezas brutais nos campos de batalha.

Opinião:
Já tinha lido um livro de Bernard Cornwell, "O Forte". Muito bom, sem dúvida. Mas será que a qualidade tão anunciada se manteria no resto da sua obra? E será que consegue escrever algo mais sobre a lenda do rei Artur, por cima da imensidão do que já está publicado? 
Sim e sim...
No final do livro, Cornwell diz-nos em que se baseou para esta versão da história. Fala-nos também da sua crença de que realmente existiu em grande guerreiro chamado Artur e um mago chamado Merlin, e também nos explica de onde surgiram os nomes e inspiração para as restantes personagens.
A conjunção de todos estes formidáveis indivíduos está maravilhosa. Não há como não ficar viciado nas batalhas de Artur, nas birras de Mordres, o rei coxo, na vaidade de Guinevere, no poder de Merlim (real ou apenas baseado nas superstições e medos dos guerreiros?), nas batalhas ganhas e perdidas, na luta pela supremacia na grande ilha.
Tudo rodeado por múltiplas superstições, que colidem com o Cristianismo em ascensão. Para mim, são as partes mais interessantes da história. As batalhas são emocionantes, mas esta luta entre o druidismo e o "Deus Morto" cristão, baseada numa pesquisa exaustiva, confere um interesse excepcional a um livro que poderia apenas ser "mais um".

O melhor que li sobre a história de Artur. Ficção e realidade em perfeita sincronia. Não consigo esperar muito pelo próximo...

Sem comentários:

Enviar um comentário