segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Exílio do Último Liberal

Título: O Exílio do Último Liberal
Autor: Sérgio Luís de Carvalho
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
O livro
A história de O Exílio do Último Liberal decorre entre Londres (1832) e Lisboa (1833) e assenta num labirinto de mistérios, de segredos, de ameaças e de paixões, enquadrado pelo fog de Londres e pelas brumas de uma nação envolta em progresso e em miséria. É aí, um ambiente marcado pela Revolução Industrial, que se move um jovem exilado português às voltas com um terrível segredo: foi membro da Irmandade dos Divodignos, um grupo liberal radical que os partidários absolutistas de Dom Miguel perseguem com encarniçado ódio. Mas este é apenas o primeiro segredo dado a conhecer ao leitor… Outro há e é ainda mais obscuro e clandestino.
Por entre as sombras e os nevoeiros, movem-se vultos suspeitos. São os odiados ressurrecionistas à cata de corpos acabados de sepultar numa atividade que provoca medo e revolta.

Factos Reais
Os divodignos foram uma sociedade secreta, composta maioritariamente por estudantes, que via na ação armada a forma de resistir contra o absolutismo, ou o poder soberano (iluminados pela revolução francesa).
Os ladrões de túmulos, popularmente chamados ressurrecionistas, também existiram. De noite, invadiam os cemitérios, retiravam os corpos recém-sepultados das urnas e iam entrega-los nas faculdades de medicina onde eram usados nas aulas de anatomia.

Opinião:
Liberais exilados em plena guerra civil, Divodignos e ressurrecionistas, a medicina do século XVIII... Tudo se conjuga para tornar este romance apetecível! Escrito de forma quase coloquial, "O Exílio do último Liberal" lê-se como se estivéssemos a ouvir a história contada pela nossa avó! Não prende nem vicia, sendo fácil de largar se a necessidade a tal obriga, mas é um livro ao qual é fácil regressar, como quem continua uma conversa que deixou a meio.
Factos bizarros mas reais à mistura com alguns romanceados, tornam este livro um pequeno mimo. Deliciosos pormenores sobre a história dos Divodignos, sobre as vidas dos ressurecionistas e sobre a Londres dessa época, ponteiam a vida de Salvador, o nosso luso herói que por terras de sua magestade se encontra bem guardado. Muito agradável.

Será um livro ideal para os fins de tarde despreocupados, especialmente para aqueles leitores com um tropismo especial para a história. Muito boa companhia os espera!

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.

    ResponderEliminar
  2. Olá António Batalha;

    Seja bem vindo a este nosso cantinho! Esperamos que continue a passar por cá e a deixar as suas impressões!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar