quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Daan - Um Cão Português com Patinhas de Veludo

Título: "Daan - Um Cão Português com Painhas de Veludo"
Autora: Tessa de Loo
Editora: Bertrand

Sinopse:
Tessa de Loo conhece o cão da sua vida quando ele tem apenas um ano. Daan é um spaniel breton que, na sua breve vida de cão de caça, tinha sofrido muitos maus tratos. Daan traz sentido e conteúdo aos passeios de Tessa e, juntos, descobrem o campo em redor da casa da autora. O leitor é cativado pelas histórias de Tessa: como o levava clandestinamente para as pousadas de Portugal, o medo que Daan tinha de barulhos fortes e a sua paixão por caçar mosquitos. Quando ele morre, Tessa enterra-o por baixo de uma figueira; mas é neste livro que Daan vive. Uma história comovente de uma das autoras europeias mais queridas dos leitores.
 
Opinião:
Tessa de Loo escolheu o Algarve como refúgio. Lá, conheceu Daan e este livro conta-nos toda a história da sua relação, com todas as pequenas, tristes ou divertidas, histórias que a compõem.
É um relato leve, que se lê bem na praia mas também podem contar com alguns momentos em que a autora deixa escapar a emoção.
Há muitos bons momentos no livro que são mais um bom exemplo de como o cão se torna o melhor amigo do homem, ou da escritora. Mas, para mim, o maior interesse está nas descrições que a autora faz do povo português. Passa, principalmente, a imagem de um povo humilde, ligado à terra. E podemos ainda acompanhar os passeios deste "casal" por alguns recantos algarvios mais escondidos das enchentes de turistas.

Leve, divertido e emocionante, por vezes. Fica bem ao lado da toalha e do guarda-sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário