domingo, 1 de julho de 2012

O Quarto Reich

Título: O Quarto Reich
Autor: Francesc Miralles
Editora: ASA

Sinopse:
"Fecharam a tampa. Esta só poderia ser aberta com uma combinação de oito dígitos… O segredo de Montserrate estará a salvo… Um dia, a partir destas montanhas, será decidido o destino do mundo…"
Setenta anos depois, o jornalista Leo Vidal terá de decifrar uma mensagem críptica. Em jogo está um dos grandes mistérios da História. O que têm em comum Barcelona, a Suíça, o Japão e uma ilha das caraíbas? Apenas em O Quarto Riech encontrará a resposta.
23 DE OUTUBRO DE 1940
Aquando da visita de Hitler a Hendaia, o chefe das SS, Heinrich Himmler, esconde nas montanhas de Montserrate uma caixa - o grande segredo do Führer - cujo conteúdo guarda um mistério.
ACTUALIDADE
O jornalista Leo Vidal é encarregado de encontrar uma fotografia inédita que ilustra a expedição nazi a Montserrate. Mas este vai apenas ser o início de um jogo perigoso e obscuro que o levará a percorrer meio mundo para descobrir uma conspiração da qual ninguém se atreveu nunca a suspeitar.

Opinião:
Dentro de um género que tem sido bastante explorado (e que me tem proporcionado muitos e bons momentos de leitura), a sinopse de "O Quarto Reich" mostra-nos que este livro pode ter conteúdo para ir além de tudo o que já foi lido e relido.
Misturando História e ficção, Miralles criou um mistério sombrio sobre um ainda mais sombrio ditador. E tudo o que rodeia Hitler faz despertar uma curiosidade macabra... Outro ponto de interesse são os vários locais por onde a acção passa, e a importância histórica que cada um tem. No entanto, a força da narrativa esgota-se quando se passa para a ficção.
Leo Vidal é demasiado "padrão", sem traços distintivos que o tornem minimamente memorável. Menos ainda as personagens que o seguem (excepto, talvez, uma despachada bibliotecária). E em relação ao enredo, sem revelar nada, falta também emoção, coerência e um nó satisfatório das pontas soltas.

Uma boa ideia, com factos históricos interessantes, mas sem os pormenores, o "sal" que torna os livros memoráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário