quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Independência de Uma Mulher

Título: A Independência de Uma Mulher
Autor: Colleen McCullough
Editora: Bertrand

Sinopse:
Toda a gente conhece a história de Elizabeth Bennet, que se casou com Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito. Mas o que aconteceu a Mary, a sua irmã?
Todas as irmãs de Mary conquistaram o seu destino: Jane tem um casamento feliz e uma grande família; Lizzie e Mr. Darcy ganharam uma extraordinária reputação social; Lydia conquistou uma reputação bem diferente; e Kitty é requisitada pelos salões mais luxuosos de Londres. Mary, por outro lado, é uma mulher transformada, agora independente de obrigações familiares. Decide escrever um livro onde põe a nu os males do seu país e o drama dos pobres. Mas as suas viagens de pesquisa irão colocar em risco a sua própria vida - e acabarão por lançá-la nos braços do homem que a inspirou.
Da brilhante escritora Colleen McCullough, autora de Pássaros Feridos, um livro de aventuras e romance, em que uma mulher forte e independente deixa a sua marca no mundo.

Opinião:
Colleen McCullough é um nome sonante na literatura internacional. O seu aclamado "Pássaros Feridos", entre outras obras, deram um brilho especial apenas ao seu nome!
Esta fama fez emergir este exemplar de entre os muitos na minha pilha de leitura. Mesmo não tendo lido "Orgulho e Preconceito" (que vergonha...), embarquei na história de Mary Bennet sem qualquer dificuldade. Com uma escrita adequada à época que descreve, McCullough leva-nos de mão dada com uma mulher decidida a mudar a sua vida numa época em que a vida de uma mulher é sempre decidida por outrem. Acompanhamos a senhora numa demanda louca, até aos olhos do leitor actual. Desde a partida até ao seu resgate, depois de um cativeiro um pouco alienado, Mary está sempre no nosso coração, mesmo quando o livro não está presente. A leitura foi forçosamente rápida, porque de outra forma não teria sido tão deliciosa.  Sem pormenores escandalosos a oferecer, mas com uma intensidade sentimental subjacente, a narrativa prende qualquer leitor mais sensível, sendo difícil escapar-lhe.

Foi uma experiência muito satisfatória. É claro que a leitura de "Orgulho e Preconceito" se tornou agora incontornável seguindo-se, como se adivinha, o filme!
Não fiquei com a sensação de que a escrita que utilizou em "A Independência de Uma Mulher" seja original, parecendo que Colleen se tentou adaptar ao que foi o seu ponto de partida. No entanto, só poderei tirar as dúvidas depois de ler um outro título seu. Mais uma subir na lista!
Trata-se de uma obra muito agradável, companhia bastante adequada aos finais de tarde de umas férias descontraídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário