sábado, 28 de julho de 2012

Deixa o Grande Mundo Girar

Título: Deixa o Grande Mundo Girar
Autor: Colum McCann
Editora: Civilização

Sinopse:
Numa madrugada do final do Verão, os habitantes de Manhattan observam incrédulos e em silêncio as Torres Gémeas. Estamos em Agosto de 1974 e um misterioso funâmbulo corre, dança e salta entre as torres, suspenso a quatrocentos metros do chão. Em baixo, nas ruas da cidade, vidas banais tornam-se extraordinárias através deste retrato impressionante e complexo de uma cidade e dos seus habitantes.

Opinião:
O feito de Philippe Petit é, por si só, digno de inúmeros romances. (se ainda não viram, aconselho o documentário "Man on Wire" de 2008). Colum McCann usa essa caminhada nas nuvens para eternizar vidas nova-iorquinas "banais". O aparecimento do funâmbulo é apenas mais um acontecimento no quotidiano dos habitantes da "Big Apple" e eles serão os verdadeiros protagonistas.
A história principal é a de um jovem padre irlandês, que se sente impelido pelo submundo da cidade e usa as suas energias ajudando a comunidade de prostitutas e de sem-abrigo. Teremos o ponto de vista do irmão dele e até de uma das prostitutas. O relato deste é especialmente brutal. Escrito na primeira pessoa, com a linguagem e violência adequadas. Outras histórias vão surgindo, artistas, juízes, mães que perderam os filhos na guerra... Todas estas vidas param algures para olhar para o céu, para o assombro da caminhada de Philippe Petit, e todas se entrelaçam de formas mais ou menos surpreendentes.
O autor é exímio em adaptar a sua escrita aos intervenientes de cada capítulo. Sentimos os sotaques, as inquietações e os pensamentos mais sombrios tanto da mãe negra que se tenta adaptar à sociedade, como da mãe branca, com dinheiro, deprimida, insegura...

É um livro fantástico, riquíssimo, que merece todos os prémios que venceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário