quarta-feira, 4 de julho de 2012

As Coisa Que Te Caem Dos Olhos

Título: As Coisa Que Te Caem Dos Olhos
Autor: Gabriele Picco
Editora: Contraponto

Sinopse:
Alguma vez se perguntou o que há por detrás de uma lágrima?
Ennio é um jovem tímido que tem um interesse muito especial: é fascinado por lágrimas, misteriosas gotas de água salgada que contêm sonhos, lembranças, medos… Quando vê uma, fotografa-a e inventa uma história. Contudo, o próprio Ennio não chora… nunca. Aprendeu a enterrar a dor, a ocultar os seus sentimentos e, com eles, o seu segredo mais inconfessável.
Fugindo do passado, Ennio parte para Nova Iorque. Certo dia, encontra o diário de uma rapariga japonesa: Kazuko. Deslumbrado pela perspicácia e pelos fabulosos desenhos que encontra naquelas páginas, Ennio parte numa busca incessante para devolver o livro à dona. Durante este périplo, a sua história entrecruza-se com a de outras personagens tão excêntricas quanto cativantes: Gianny, que tem uma fisga no nome; Arwin, que filma tudo o que o rodeia com uma câmara escondida no cabelo; Josh, que perdeu a mulher no atentado às Torres Gémeas e agora coleciona pó; e, ainda, uma gaivota ferida, resgatada da neve de abril - que, dizem, dá sorte… 

Opinião:
A capa de um livro faz muito pelo seu sucesso. Neste "As Coisas Que Te Caem dos Olhos", a capa é mais do que um mero veículo de mercado, é um espelho do livro em si. Gabriele Picco escreve como quem pinta. O livro é, todo ele, composto por quadros de letras e pequenas gravuras que, em cada capítulo, imprimem no leitor um determinado estado de espírito, uma sensação ou uma emoção. Ler este livro foi como fazer uma viagem por um mundo alternativo, em que as coisas mais simples são iluminadas por uma luz diferente...

"Gardone recorda quando, aninhada num ovo, descobriu o quão frágeis eram as paredes do mundo que se despedaçavam com o bico, e que depois, como que por magia, davam a descobrir um outro mundo. E talvez ninguém saiba, mas as gaivotas como ela voam esperando encontrar um dia o calcanhar-de-aquiles do céu, o ponto exato em que, apenas com a força do bico, tudo se despedaçará de novo."

Delicioso. 
Fantástica é, também, a habilidade com que o autor integra todas estas lindas imagens numa história com um fio condutor lógico. 
Enternecedor, provocante e refrescante, este será um livro a considerar nas escolhas para este Verão!

2 comentários:

  1. Adorei esse parágrafo que citaste. É simplesmente lindo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Neptuno_avista;

    Se gostaste do paragrafo, vais adorar o livro! Este foi apenas um pequeno exemplo da beleza que nele vais encontrar!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar