sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Tormenta de Espadas

Título: A Tormenta de Espadas
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

Opinião:
Livro após livro, a trama d´"As Crónicas de Gelo e Fogo" vai-se adensando. Tem sido um prazer acompanhar essa evolução. Como se de um velho amigo se tratasse, cada novo livro é uma companhia deliciosa que me trás novas daquele mundo a que já pertenço.
A capacidade de inovar de George R.R. Martin é fantástica. Num mundo em constante evolução, cresce o carinho por algumas das personagens. Tyrion, Arya e Jon estão entre os favoritos, com uma consistência cada vez mais definida. Os jogos de bastidores são, também, uma faceta impressionante nesta saga, conseguir acompanhar as múltiplas frentes na busca pelo poder torna-se cansativo, mas esta dificuldade é facilmente esquecida quando acompanhamos Daenerys na sua jornada quase louca ou Rob na sua luta pela honra. 

Cinco volumes terminados, mais cinco pela frente. Vou poupando os que me faltam na tentativa de prolongar este companhia que já amo. Belamente escrita, esta saga é uma gigante em toda a minha experiência literária! Não deixem de ler!

3 comentários:

  1. Boa noite
    Gostava de te convidar a responder a uma questão que está no blogue Atmosfera dos livros. Acho que a ideia é interessante daí estar a convidar para a participação de todos os bibliófilos.
    Desde já grata pela atenção dispensada.Ficarei a aguardar a tua participação
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Queria colocar-te uma questão em relação a este livro, hoje comprei-o e quando cheguei a casa reparei que não tinha no final o Apêndice, são todos assim, ou é o meu que está incompleto?
    É que acho o apêndice essencial para nos ajudar a situar algumas personagens.
    Obrigado,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá Patrulheiro Branco;

    Havia um apêndice no fim do terceiro volume, com a organização das casas. No final deste volume, não há qualquer apêndice... Pode ser uma adição de edições mais recentes.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar