quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os Jogos da Fome - A Revolta

Título: Os Jogos da Fome - A Revolta
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

Opinião:
Chegar ao fim de uma série, de uma trilogia, alia sempre ao prazer da leitura uma discreta sensação de missão cumprida. E confesso que estava ansioso por conhecer o final desta "missão".
O segundo volume de "Os Jogos da Fome" terminou em aberto. Este é o segredo (muito conhecido) para nos deixar irrequietos até encontrarmos o livro seguinte, faltando apenas o tempo para o ler. Nada que um par de noites mal dormidas não resolva.
Para quem ainda não leu os primeiros volumes o meu conselho seria nem lerem a sinopse deste... Mas se estão por aqui, já é tarde!
Então, vamos acompanhar os esforços dos rebeldes para acabar com a tirania do Capitólio e assistir à luta interna que Katniss trava para perceber de que lado está o bem. Para mim, esta é a questão principal de toda a trilogia: será que os escravos que chegam ao poder serão menos tiranos do que aqueles que eles expulsaram? Leiam para descobrir, ou apenas para ficarem a pensar...
A qualidade mantém-se neste em "A Revolta". Igualmente viciante, fluido, original e intenso, chegando a ser doloroso. 

Um bom culminar de uma trilogia juvenil que deixará uma marca por muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário