domingo, 13 de maio de 2012

O Mago - As Trevas de Sethanon

Título: O Mago - As Trevas de Sethanon
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Os ventos do mal sopram sobre Midkemia. Legiões negras ergueram-se para esmagar O Reino das Ilhas, e escravizá-lo sob o poder de terríveis magias. A batalha final entre a Ordem e o Caos está prestes a começar nas ruínas de uma cidade chamada Sethanon. Agora Pug, o mestre conhecido por Milamber, terá à sua frente a incrível e perigosa demanda de viajar até ao amanhecer do tempo e lidar com um antigo e temível inimigo. Apenas dele dependerá o destino de mil mundos.
Enquanto o Príncipe Arutha e os seus companheiros reúnem as suas hostes para a batalha final contra um ancestral e misterioso demónio, o temido necromante Macros, o Negro, libertou mais uma vez a sua magia negra. O destino dos dois mundos será decidido numa luta titânica sob as muralhas de Sethanon, quando são restaurados os laços entre Kelewan e Midkemia.
O formidável e derradeiro volume da Guerra da Brecha, clássica trilogia heróica de fantasia de Raymond E. Feist, iniciada com O Mago.

Opinião:
No vasto mundo da literatura do Fantástico a principal dificuldade é conseguirmos tempo para ler o máximo e o melhor possível. Se formos estando atentos às críticas nacionais e internacionais, aumentaremos as probabilidades de escolher as sagas de maior qualidade. No entanto, serão sempre sacrificadas algumas excelentes obras que foram esquecidas, e também teremos que lidar com algumas desilusões.
"O Mago" já conquistou a crítica internacional há muito tempo, sendo uma escolha óbvia de leitura logo que a Saída de Emergência iniciou a sua publicação. E agora, após ler o último volume da Guerra da Brecha, já posso dar o meu tempo por bem empregue!
Como já tenho dito sobre os títulos prévios, a força das personagens é impressionante! Pug, Arutha, Macros, Thomas, Martin... Todos eles têm substância suficiente para serem personagens principais, destacando-se de um conjunto carismático de personagens secundárias.
As características geográficas dos dois mundos em jogo já ocupavam um lugar importante no desenvolvimento das batalhas, mas neste volume a complexidade aumenta com as intrigantes viagens através dos tempos e de outras dimensões.
Mas o que mais me fascinou foram as batalhas épicas travadas contra os exércitos de Trasgos e Moredhel. Na minha opinião, este livro contém das mais interessantes guerras tácticas de entre tudo o que já li, seja fictício ou histórico. Tudo à custa da pesquisa e imaginação de Raymond E. Feist.
Talvez o final não seja o mais satisfatório, o que atribuo à vontade que o autor já teria em dar continuidade a estes mundos e a estas personagens.

Para além de manter toda a qualidade dos títulos anteriores, este último volume serve mesmo como apogeu táctico e mágico de uma saga inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário