terça-feira, 10 de abril de 2012

Os Jogos da Fome - Livro I

Título: Os Jogos da Fome - Livro I
Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Opinião:
A expectativa para esta leitura era enorme. Com todo o feedback positivo que os livros têm tido e toda a agitação a rodear a estreia do filme, confesso que estava com medo de uma desilusão...
A história deste "Novo Mundo" é interessante, sem dúvida, e promete, logo à partida, uma sociedade recheada de cantos obscuros, ignorados pelos habitantes ofuscados pelas luzes dos "Jogos da Fome".
Começamos, então, por ouvir como decorre o dia-a-dia de Katniss. Uma jovem inconformada, que luta até ao limite das forças por conseguir alimentar a sua mãe e irmã. Muita coragem, força de carácter, algo de "patinho feio", tudo o que uma heroína de série juvenil deve ser.
Logo no início, somos brindados com um momento fortíssimo que deixa antever uma intensidade brutal quando chegarem as lutas determinantes.
Assim sendo, estive completamente agarrado à leitura, terminando o livro em duas noitadas até às 3 horas da manhã! Mas, mesmo assim, insatisfeito, já que não consegui esperar muito para ver o filme.

Em relação ao filme, não me posso pronunciar no seu valor por si só, mas como adaptação é muito satisfatório. O livro é contado na primeira pessoa. Temos apenas a visão de Katniss. Já no grande ecrã podemos acompanhar a acção de vários ângulos, devidamente polidos por bons efeitos especiais, acrescentando mesmo algum conteúdo ao livro.
No entanto, por questões óbvias de tempo, há muito material cortado. Logo, recomendo a todos a leitura acima de tudo desta série que não ficou nada atrás das suas promessas.

2 comentários:

  1. Eu adorei este livro, li-os aos 3 este ano e não podia ter ficado mais contente!! Acho uma trilogia altamente viciante, eu não descansei enquanto não os acabei aos 3. É pena não serem mais descritivos! O filme está optimo, as personagens perfeitas, apesar de as cenas finais deixarem um pouco a desejar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Cate M.:

    Como pode ver, também gostei muito deste primeiro volume. Concordo que poderia ser mais descritivo, mas acho que é para evitar que se torne uma série demasiado violenta (para mim seria óptimo, mas poderia afastar algum do público-alvo).

    Boas leituras!

    ResponderEliminar