sexta-feira, 27 de abril de 2012

Não Sou um Serial Killer

Título: Não Sou um Serial Killer
Autor: Dan Wells
Editora: Contraponto

Sinopse:
John Wayne Cleaver é um rapaz potencialmente perigoso - muito perigoso. E passou toda a sua vida a tentar não cumprir o seu potencial É bem-comportado, calado, tímido e reservado, mas incapaz de sentir empatia e de compreender as pessoas que o rodeiam. Prefere conviver com os mortos; o seu trabalho (e o seu passatempo favorito) é embalsamar cadáveres na casa mortuária que pertence à sua família. Além disso, partilha o nome com um famoso serial killer e tem uma obsessão quase incontrolável por psicopatas e assassinos em série. Sob estas circunstâncias, parece que o seu destino está traçado. Contudo, John Wayne Cleaver é plenamente consciente das suas invulgares características, e quer a todo o custo impedir-se a si mesmo de matar. Para tal, criou um conjunto de regras muito precisas: tenta cultivar apenas pensamentos positivos pelas pessoas que o rodeiam (até pelo bully do liceu), evita criar laços ou interessar-se por elas (tem apenas um amigo da sua idade) e, sobretudo, tenta a todo o custo manter-se afastado do fogo (que gosta de atear), dos animais (que gosta de dissecar) e de locais e vítimas de crimes. As suas regras vão ser postas à prova quando é encontrado um corpo terrivelmente mutilado - e depois um segundo, e um terceiro. Será que na sua pacata vila existe uma criatura ainda mais perigosa do que John Wayne Cleaver?

Opinião:
A sinopse, e alguns comentários que li sobre o livro, sugerem quase uma comédia pairando em torno de um adolescente confuso com tendência um pouco mais violentas. Parecendo ser esta uma combinação prometedora, foi com algum espanto que ao longo da leitura o livro me foi presenteando com muito mais do que prometia à partida.
Saltando do real para o paranormal, talvez numa tentativa de aligeirar algumas vertentes um pouco mais realistas do livro, este pode ser encarado de vários ângulos - um thriller paranormal com um adolescentes inadaptado como herói; a luta interior de um adolescente perturbado para não ceder a impulsos que sabe serem condenáveis; a descrição do percurso comum a muitos serial killers desde o anonimato ao palco da morte... Este é um livro riquíssimo que, honestamente, não sei bem como classificar. 
Pessoalmente, abdicaria da paranormalidade que o autor optou por criar. No entanto, percebo que esta faceta possa tornar o livro mais interessante para uma faixa etária mais jovem.

Um desafio para todos os que apreciam géneros policiais e de suspense.

Sem comentários:

Enviar um comentário