sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dentro da Baleia

Título: Dentro da Baleia
Autora: Jennie Rooney
Editora: Bertrand

Sinopse:
Stevie, que ficou viúva recentemente, sabe que tem de contar a verdade à família, mas o passado é complicado e difícil de desenredar.
Michael deixou o seu diário esquecido numa caixa de sapatos, à espera da sua partida iminente para o hospital. Nunca teve jeito para pôr os acontecimentos em palavras, sente-se mais à vontade com os estalidos do código Morse. Contudo Anna, uma jovem auxiliar de acção médica, tem a paciência e a ternura para o convencer a contar a sua história.
E assim começa.
Comovente e de leitura compulsiva, esta é a história inesquecível de Stevie e Michael, amantes vulgares, separados pelos acontecimentos invulgares da guerra. 

Opinião:
"Dentro da Baleia" chamou por mim assim que chegou às nossas bancas. Apesar de ter tido possibilidade de o ler pouco depois, este foi ficando esquecido por entre a minha pilha de leitura, sendo suplantado por livros um pouco mais extravagantes. Finalmente, o meu olhar caiu sobre ele quando procurava alguma coisa diferente, e ainda bem que aconteceu!
Uma história calma, escrita num registo íntimo, simples e muito emotivo. Redigido sobre o caos da Segunda Guerra Mundial e os anos que se seguiram, conta-nos um desencontro como tantos outros. Triste pela facilidade com que se poderia ter resolvido, doloroso pela carga amocional envolvida, que tantas vezes é responsável pela dor que se segue. 
Stevie e Michael encontram-se na flor da idade, amam-se e perdem-se. A vida continua e a distância aumenta com o tempo. Não voltam a encontrar-se. Apesar de se verem, falarem, não vêem como conseguir voltar e o fosso transforma-se num abismo. É enternecedor seguir com eles pelas memórias que lhes povoam os sonhos no final da vida e percorrer o caminho que o destino permitiu para que, mesmo no fim, o laço se voltasse a estabelecer.

Um relato delicado e muito bem conseguido. Com algumas semelhanças circunstanciais com "O Paciente Inglês" (que amo verdadeiramente), esta leitura foi uma surpresa fantástica. Recomendo, para consumo pessoal e alheio. Nºao creio que se vão arrepender!

Sem comentários:

Enviar um comentário