quarta-feira, 28 de março de 2012

Acácia - Presságios de Inverno

Título: Acácia - Presságios de Inverno
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Há muito que o Reino de Acácia deixou de ser governado em paz a partir de uma ilha Idílica por um rei pacificador e pela dinastia Akaran. O cruel assassinato do rei trouxe muitas mudanças e grande sofrimento. Com a conquista do Trono do Mundo Conhecido por parte de Hanish Mein, os filhos de Leodan Akaran são forçados a refugiarem-se em zonas longínquas que desconhecem. Sem tempo para fazer o luto pelo seu pai, os jovens príncipes são separados e jogados à sua sorte num mundo cada vez mais hostil. E é entre piratas, deuses lendários, povos guerreiros e espíritos de feiticeiros que encontram a sua força e a sua verdadeira essência. Entretanto, Hanish continua empenhado na sua missão de libertar os seus antepassados e finalmente entregar-lhes a paz depois da morte. Mas para isso, os Tunishnevre precisam de derramar o sangue dos príncipes herdeiros…

Conseguirá Hanish capturar os filhos do falecido rei Akaran? Voltarão a cruzar-se os caminhos dos quatro irmãos? Estará o coração de Corinn corrompido e rendido à paixão por Hanish ou dormirá com o inimigo apenas para planear a reconquista do Trono de Acácia? E se, de olhos postos na vitória, os herdeiros de Akaran voltarem a sofrer o mais duro dos golpes?

Opinião:
Apesar de estar em ânsia, não foi fácil voltar a entrar no mundo de Acácia, especialmente pela dificuldade de relembrar toda a dispersão de acontecimentos do primeiro volume. Como há várias personagens principais, várias histórias a decorrer em simultâneo, precisei de várias páginas até submergir por completo.
Mas quando isso aconteceu tornou-se difícil largar o livro.
Todos os "heróis" vivem acontecimentos emocionantes, para serem lidos de forma sôfrega, com um acentuar das suas características individuais. Estas conferem-lhes uma enorme consistência, resultando em várias personagens capazes de encher as páginas como um normal protagonista.
Ainda assim, o Mundo é a parte mais interessante. Toda a escuridão envolvendo a governação déspota, tanto a do lado "mau" como a do lado "bom", é o que mais me agrada (e simultaneamente reprime) em "Acácia".
A história vai-se atropelando, num crescer de intensidade que acaba numa avalanche de sucessos, culminando num final que me agradou, já que deixa em aberto um enredo na mesmo livro destes dois títulos iniciais.

Difícil de iniciar, mas ainda mais difícil de largar. Uma excelente continuação que culmina num final promissor.

Sem comentários:

Enviar um comentário