segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Cabalista de Praga

Título: O Cabalista de Praga
Autor: Marek Halter
Editora: Bizâncio

Sinopse:
A Cabala afirma que um homem puro pode, à semelhança de Deus, engendrar a vida só pela graça do Verbo...

Em finais do século XVI, no gueto de Praga, o rabi MaHaRaL, o maior cabalista de todos os tempos, modela um ser de lama com uma força ilimitada que deve garantir a segurança do seu povo... o Golem.

Com O Cabalista de Praga, Marek Halter arrasta-nos para o mundo misterioso da Cabala e para o Renascimento, com as suas descobertas siderais, as suas revoluções científicas e as suas guerras religiosas. Misturando ficção e realidade, assombrado pelas questões mais contemporâneas, O Cabalista de Praga é um romance cativante, repleto de erudição e de emoção. Desde O Messias até A Rainha de Sabá, Marek Halter confere uma dimensão nova, por vezes provocadora, mas sempre comovente, às narrativas e lendas transmitidas pelo povo judaico.

Opinião:
Depois de "O Messias", ansiava por ler mais um título de Marek Halter, especialmente este "O Cabalista de Praga" já que é uma cidade que me apaixona!
Não sabendo muito bem o que esperar (confesso-me um pouco ignorante da cultura judaica), entrei no mundo da Cabala, no interessante período do Renascimento. Então, por entre todas as teorias revolucionárias (basta falar em Galileu) e de todas as mortes trazidas pela Peste Negra, sente-se, uma vez mais, um ódio crescente sobre os Judeus. Estes procuram, através do conhecimento do seu maior cabalista, uma forma de garantir a paz.
Mas há muito mais neste livro: uma história de amor prometido desde antes da concepção (!), o duro significado de uma verdadeira amizade, a busca pelo conhecimento científico e a forma como os Homens tendem a escravizar mesmo aquilo que consideravam sagrado.

Pessoalmente, aprender a história do Golem de Praga, através das palavras hábeis de Marek Halter foi um enorme deleite que recomendo a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário