segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Uma Melodia Inesperada

Título: Uma Melodia Inesperada
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização

Sinopse:
Zoe Baxter passou dez anos a tentar engravidar e, quando parece que este sonho está prestes a realizar-se, a tragédia destrói o seu mundo. Como consequência da perda e do divórcio, Zoe mergulha na carreira como terapeuta musical. Ao trabalhar com Vanessa, o relacionamento profissional entre as duas transforma-se numa amizade e depois, para surpresa de Zoe, em amor. Quando Zoe começa a pensar de novo em formar família, lembra-se de que ainda há embriões dela e de Max congelados que nunca foram usados.

Opinião:
   Apesar de ser uma autora que tem já uma legião de fãs e uma escrita muito bem consolidada dentro do seu género, ainda não tinha tido oportunidade para ler Jodi Picoult.
   Tal como esperava,a autora escolhe um temo controverso, que envolva questões médicas difíceis, e consegue com isso fazer magia. Uma escrita fluída, algumas vezes intimista, para abordar quetões tão abertas à discussão como homossexualidade e reprodução medicamente assistida. Sem americana, faz sentido que todas estas questões se coloquem e sejam levada ao fogo das manchetes sem se ponderar muito sobre o assunto. No entanto, durante a leitura pensei muitas vezes se as mesmas questões se colocariam por cá, entre os nossos brandos costumes e portas fechadas, e cheguei à conclusão de que, apesar da loucura que a autora descreve não ser simpética, por cá nem haveria sequer essa hipótese... 
   Sobre o livro propriamente dito, confesso que gostei bastante. Para além da polémica a autora consegue criar personagens bastante reais e somos sugados para o seio dos seus problemas sem nos apercebermos. Terminei a leitura com légrimas a jorrar pela face, sem saber muito bem como, uma vez que surgiram de assalto.

   Um livro inteligente, construído para questionar mas também para envolver, atingindo os seus objectivos na perfeição! Esta será uma autora a manter debaixo de olho.

Sem comentários:

Enviar um comentário