terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encontra-me em Nova Iorque

Título: Encontra-me em Nova Iorque
Autor: Duarte Monteiro
Editora: Papiro

Sinopse:
Edward Grant, um jovem jornalista inglês a viver em Londres, decide partir para Nova Iorque com o objectivo de passar alguns dias longe da sua vida, marcada pelo sofrimento e o vazio que o final da sua relação causou. Mas Edward está longe de imaginar que essa decisão o vai conduzir a uma série de acontecimentos que vão mudar a sua vida para sempre. Do seu dia-a-dia monótono e sem pontos de interesse na capital inglesa, Edward passa a ser figura central de uma possível guerra nos Balcãs. Sob a protecção de Danielle, uma agente do FBI em Nova Iorque, Edward experiencia os fascínios da Big Apple à medida que vai percebendo que a cura para o seu desgosto amoroso está mesmo à sua frente. Mas o destino de Danielle, traçado ainda na sua infância, irrompe bruscamente numa manhã de Dezembro e ameaça destruir o futuro dos dois. 

Opinião:
Da mesma forma que é interessante ler as obras do início da carreira de autores famosos, também gosto de, ocasionalmente, ler primeiras obras de autores portugueses e conseguir acompanhar carreiras desde o seu início.
É o caso deste "Encontra-me em Nova Iorque", o início da carreira literária de Duarte Monteiro.
Lendo a sinopse, perceberão a ambição que transborda deste livro e deste autor. Há muitos elementos na história: romance, mudanças de vida, descrições de Nova Iorque e um toque de thriller.
Com uma escrita fluida, evitando as sobrecomplicações típicas de quando se começa a escrever, o autor guia-nos pelas atribuladas aventuras de Edward.
Não é fácil gerir tantos elementos, especialmente num reduzido número de páginas, e muitas vezes fica-nos uma sensação de superficialidade, quando queríamos um pouco mais de História, drama ou acção.

No geral, uma leitura agradável, mas que poderia conter muito mais. Promissor, sem dúvida, e ficaremos a aguardar por obras futuras!

Sem comentários:

Enviar um comentário